Questões Concurso Hospital Universitário de Brasília (HUB)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Hospital Universitário de Brasília (HUB)

Em cada um dos itens de 14 a 17, seguir, é apresentado um caso clínico relativo às doenças do recém-nascido e do lactente, seguido de uma assertiva a ser julgada. Um paciente de 10 meses de idade, previamente hígido, foi levado ao pronto-socorro por apresentar eliminação de sangue pelo reto com aspecto de geleia de framboesa e distensão abdominal. A mãe informou que o filho chorava muito e apresentava alguns episódios de cólicas abdominais que, nas últimas horas, se tornaram mais frequentes. Nesse caso, o quadro clínico é compatível com invaginação intestinal e, caso não seja tratada, a criança apresentará aumento de distensão abdominal e sinais de obstrução intestinal.

Com relação à alimentação no 1.º ano de vida, julgue os itens seguintes. Considere que uma jovem mãe vá ao ambulatório de pediatria e solicite orientações acerca da alimentação e dos cuidados para com o seu filho, que atualmente está com 6 meses de idade e até agora está em aleitamento materno exclusivo, e receba as seguintes informações: a criança deve manter leite materno, iniciar a alimentação complementar com 2 papas de frutas, 1 papa salgada e água nos intervalos; as carnes, o ovo e os miúdos de frango ou boi podem ser usados na papa salgada. Nessa situação, a orientação recebida pela mãe está correta.

Com relação às doenças infectocontagiosas, julgue os itens a seguir. Considere que um bebê de 6 meses de idade tenha sido vacinado no dia 17 de setembro com a vacina oral contra a poliomielite (VOP), seguindo o calendário nacional de vacinação. No dia 19 de setembro, ocorreu a campanha nacional de imunização contra poliomielite, utilizando-se a VOP. Nessa situação, esse bebê não deveria receber a vacina da campanha, porque já foi vacinado 2 dias antes.

Com relação às doenças infectocontagiosas, julgue os itens a seguir. Considere que uma adolescente de 12 anos de idade seja levada pela mãe ao pronto-socorro para avaliação, com queixa de dor abdominal e sangramento anal há algumas semanas. Durante o exame físico, são constatadas múltiplas escoriações, equimoses e hematomas em diferentes estágios de cicatrização por todo o corpo, incluindo as nádegas e os seios. O exame físico da genitália revela alargamento himenal com ruptura parcial do hímen e laceração e edema perianal. Ao ser questionada acerca da origem das lesões, a mãe declara que foram decorrentes de quedas, já que a filha é muito desobediente. O quadro clínico indicia suspeita inicial de maus-tratos. Nessa situação, confirmada a suspeita de abuso sexual, a paciente deve realizar profilaxia para hepatite B e C, HIV, sífilis, porém não poderá fazer uso de anticoncepção de emergência por se tratar de uma adolescente.

Com relação às doenças infectocontagiosas, julgue os itens a seguir. Suponha que um menino de 7 anos de idade apresente adinamia, anorexia e mal-estar geral. No exame físico, apresenta-se ictérico e com hepatomegalia dolorosa à palpação. A mãe refere alterações urinárias e fecais, sugestivas de colúria e hipocolia fecal. Foram solicitadas dosagens de transaminases e sorologias para hepatites virais. Nessa situação, a presença do marcador anti-HBs, no soro, demonstra que o paciente apresenta imunidade ao HBV.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis