Questões Concurso Hospital Universitário de Brasília (HUB)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Hospital Universitário de Brasília (HUB)

Com relação aos critérios de algumas patologias, julgue os itens subsequentes. Os sinais e os sintomas clínicos da febre reumática surgem em média após uma a três semanas da infecção estreptocócica da orofaringe. Fazem parte dos critérios menores de Jones (modificados em 1992) febre, artralgia, provas reumáticas de fase aguda elevadas (VHS e PCR) e prolongamento do espaço P-R.

Em cada um dos itens de 14 a 17, seguir, é apresentado um caso clínico relativo às doenças do recém-nascido e do lactente, seguido de uma assertiva a ser julgada. Um paciente de 1 mês de vida apresenta tosse, frequência respiratória de 64 incursões por minuto, tiragem subcostal e febre. Nesse caso, o quadro clínico é compatível com pneumonia e, por ser de origem comunitária, o tratamento pode ser realizado no ambulatório, devendo a criança ser reavaliada nas primeiras 48 horas de antibioticoterapia.

O conhecimento da anatomia do esôfago é importante no diagnóstico e tratamento do refluxo gastresofágico da criança. Julgue os itens a seguir com relação à anatomia do esôfago O esôfago começa em C4 e termina em T9.

Em cada um dos itens de 14 a 17, seguir, é apresentado um caso clínico relativo às doenças do recém-nascido e do lactente, seguido de uma assertiva a ser julgada. Um recém-nascido (RN) com idade gestacional de 38 semanas, pesando 3.420 g e medindo 50 cm, cuja mãe é primigesta e não realizou consultas de pré-natal, apresentou icterícia clínica com 6 horas de vida. No 3.º dia de vida, o valor sérico de bilirrubina indireta era de 19 mg/dL, que persistiu elevada até 14 dias de vida. Nesse caso, a tipagem sanguínea da mãe e do RN e também Coombs direto do RN devem ser realizados, pois o quadro clínico descrito é compatível com doença hemolítica por incompatibilidade ABO.

Em cada um dos itens de 14 a 17, seguir, é apresentado um caso clínico relativo às doenças do recém-nascido e do lactente, seguido de uma assertiva a ser julgada. Um paciente de 4 meses de vida apresenta quadro de cianose desde o nascimento e com piora progressiva. Apresenta taquipneia e piora da cianose durante o choro, levando à palidez, e algumas vezes apresenta síncope (crises de hipóxia). O raio X de tórax mostra o coração em formato de tamanco holandês, em consequência da estenose pulmonar infundibular com hipertrofia ventricular direita; o ECG mostra desvio do eixo para a direita por hipertrofia ventricular direita, e o ecocardiograma descreve a cardiopatia como uma tetralogia de Fallot. Nesse caso, a presença de estenose pulmonar, comunicação interventricular perimembranosa subaórtica, cavalgamento da aorta e hipertrofia ventricular direita confirmam tal diagnóstico.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis