Listagem de Questões Concurso HFA
Caso clínico 5 para responder às questões de 24 a 26.
Paciente, 76 anos de idade, iniciou quadro de dor intensa e de eritema em membro inferior esquerdo, inicialmente diagnosticado como erisipela e tratado com antibioticoterapia específica. Passadas 48 horas de uso da medicação, a paciente foi levada novamente ao pronto-socorro, pois iniciou quadro de confusão mental, distensão e dor abdominal com parada da eliminação de gases e fezes. Ao ser reavaliada, constatou-se, ao exame físico, paciente desidratada (+2/+4), anictérica, hipocorada (+1/+4), e taquicárdica (FC = 110 bpm), com PA = 100 mmHg x 80 mmHg e abdome distendido, hipertimpânico difusamente, doloroso, com descompressão negativa em fossa ilíaca direita. No membro inferior esquerdo, havia presença de tecido de caráter necrótico unido a secreção purulenta, a inspeção. Após solicitados exames laboratoriais, observaram-se leucócitos = 14.500; bastões = 6%; proteína C reativa = 44 mg/dL. Diante do quadro descrito, o médico solicitou tomografia computadorizada de abdome e pelve após estabilização hemodinâmica da paciente, a qual gerou o seguinte laudo: distensão difusa de alças de delgado com presença de pinçamento de borda antimesentérica.
Paciente, 55 anos de idade, sexo feminino, multípara, está em preparo pré-operatório de cirurgia eletiva para hérnia umbilical e nega comorbidades.
Acerca da recomendação, na avaliação pré-operatória do risco cirúrgico, para a solicitação de exames, assinale a alternativa que melhor representa os exames que devem ser solicitados no caso da paciente descrita.
Durante um plantão de pronto-socorro, um cirurgião foi chamado para realizar a intervenção em um paciente vítima de dois ferimentos por arma de fogo, sendo um a nível abdominal e outro torácico. Ao receber o paciente na sala cirúrgica, o médico realiza a laparotomia e constata ausência de sangramento intenso na cavidade, exceto por pequeno vaso arterial a nível de mesocólon, o qual não justificava o quadro de choque apresentado; sendo assim, o cirurgião decide por toracotomia, que revela grande quantidade de sangue na cavidade referida, levando o cirurgião a imaginar ramos centrais vinculados à aorta.
Considerando o caso exposto, assinale a alternativa que indica o primeiro ramo da aorta.
Paciente, 70 anos de idade, sexo masculino, portador de câncer de próstata diagnosticado há um ano, em tratamento de hormonioterapia, procura serviço de emergência com dor em membro inferior esquerdo de início há uma semana, associada a vermelhidão na pele da coxa.
Com base nesse caso clínico, de acordo com o diagnóstico de trombose venosa profunda (TVP), assinale a alternativa correta.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}