Questões Concurso HFA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso HFA

Considerando o caso apresentado, o tratamento mais utilizado atualmente é a

Para a paciente desse caso clínico, se o sinal da dupla bolha estiver presente no exame radiológico, pode-se inferir o diagnóstico de

Paciente I.G.S., 49 anos de idade, sexo feminino, com história de tratamento psiquiátrico irregular e de uso abusivo de barbitúricos e de analgésicos, foi internada com queixa de dor abdominal e diarreia e recebeu alta após alguns dias, com melhora do quadro clínico. Dez dias depois, a paciente retornou ao hospital com a mesma queixa de dor abdominal e diarreia, porém confusa, desidratada, taquicárdica, dispneica, com temperatura de 38 ºC, abdômen distendido, ausência de ruídos hidroaéreos (RHA) e toque retal com fezes pastosas. Os raios X mostraram um padrão de pseudo-obstrução intestinal, sem obstrução mecânica, com íleo adinâmico, nível hidroaéreo e grande dilatação de ceco e de transverso. O leucograma apresentava leucocitose com desvio à esquerda. Logo após ser internada, evoluiu com parada de eliminação de gases e de fezes e sinais de abdômen agudo. Foi submetida a uma laparotomia com achado de cólon aumentado, necrose de ceco (porém, sem perfurações) e sigmoide com perfurações múltiplas bloqueadas. Apesar da dilatação de ceco e de transverso, estes não apresentavam nenhum sinal de obstrução mecânica. Foi realizada uma colectomia subtotal com fechamento do colo distal e ileostomia terminal em fossa ilíaca direita.

Com base nesse caso clínico, acerca da síndrome de Ogilvie, assinale a alternativa correta.

Paciente, 19 anos de idade, sexo feminino, é admitida à emergência, vítima de acidente automobilístico. Após algumas horas, a paciente evoluiu com aumento do hematoma cervical, dispneia, cornagem e uso de musculatura respiratória acessória, evidenciando obstrução respiratória alta, sendo indicada a traqueostomia.

A respeito do procedimento citado, assinale a alternativa que apresenta uma complicação imediata do acesso cirúrgico às vias aéreas tipo traqueostomia.

Caso clínico 11 para responder às questões 44 e 45.

Paciente, 57 anos de idade, sexo feminino, casada, natural de São Paulo, católica, do lar. Apresentava comorbidades de obesidade, hipertensão e diabetes, com dislipidemia. Está em uso contínuo de enalapril, sinvastatina, hidroclorotiazida e morfina. Há seis meses, compareceu ao atendimento ambulatorial com queixa de aparecimento de um nódulo em vulva. Foi constatada a gravidade do caso durante o exame clínico, sendo solicitada a internação de urgência para estadiamento e intervenção cirúrgica. Exame anatomopatológico confirmou carcinoma epidermoide em vulva, e a paciente foi submetida a vulvectomia radical com linfadenectomia bilateral, uroplastia e enxerto. No segundo pós-operatório, observou-se que a ferida operatória não apresentava boa evolução no processo cicatricial, com sinais de deiscência.

Acerca do caso apresentado e dos enxertos de pele, assinale a alternativa correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis