Durante um plantão de pronto-socorro, um cirurgião foi...

Durante um plantão de pronto-socorro, um cirurgião foi chamado para realizar a intervenção em um paciente vítima de dois ferimentos por arma de fogo, sendo um a nível abdominal e outro torácico. Ao receber o paciente na sala cirúrgica, o médico realiza a laparotomia e constata ausência de sangramento intenso na cavidade, exceto por pequeno vaso arterial a nível de mesocólon, o qual não justificava o quadro de choque apresentado; sendo assim, o cirurgião decide por toracotomia, que revela grande quantidade de sangue na cavidade referida, levando o cirurgião a imaginar ramos centrais vinculados à aorta.

Considerando o caso exposto, assinale a alternativa que indica o primeiro ramo da aorta.

  • A. Artéria femoral comum.
  • B. Tronco braquiocefálico.
  • C. Artéria coronária.
  • D. Artéria ilíaca comum.
  • E. Artéria carótida comum direita.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Com relação à concordância verbal, assinale a alternativa cuja reescrita do trecho em negrito, destacado do texto abaixo está CORRETA, conforme a norma culta padrão.

Se você vender a sua alma terá que pagar um alto preço. APOSTA MÁXIMA. Inspirado em fatos reais. Hoje nos cinemas. Verifique a classificação indicativa.” (Jornal Metro, 4 de outubro de 2013, contra-capa).

Resolva a questão aqui ›


Com relação ao tema abordado no texto acima, um grande problema enfrentado pela sociedade brasileira, julgue os itens a seguir.

As atividades antivetoriais têm três componentes institucionais: vigilância sanitária de borracharias, cemitérios, depósitos de ferro velho, terrenos baldios; inspeção predial e eliminação ou tratamento de reservatórios potenciais ou atuais de larvas de mosquito e aplicação de inseticida em locais com transmissão ativa da doença; e o componente relativo à informação, educação e comunicação sobre a doença e seus meios de prevenção.

Resolva a questão aqui ›