Questões Concurso Fundação Araucária - PR

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Organizações com alto enfoque estratégico de mercado têm entre suas políticas de gestão de pessoas o tratamento da remuneração como um elemento impulsionador de processos de melhoria, aperfeiçoamento e produtividade pelo aumento da competitividade entre as pessoas. Obtém-se maior sucesso com essa política quando se busca um maior alinhamento entre a remuneração das pessoas e o planejamento estratégico, que define os investimentos organizacionais e o envolvimento delas. Com base no texto acima, analise as assertivas abaixo:

I. Entre os vários tipos de remuneração por desempenho, pode ser citada a concessão de vale-alimentação a todos da organização.

II. A remuneração fixa e baseada em cargos é o melhor sistema para alavancar o desempenho.

III. A remuneração por competência permite reconhecer a contribuição na execução das atribuições e responsabilidades da função.

IV. A remuneração com participação nos lucros promove baixo envolvimento nos processos de melhoria organizacional.

Assinale a alternativa que apresenta as assertivas INCORRETAS.

Analise:

O gerente de gestão de pessoas da Interact, empresa dedicada ao setor de serviços de tecnologia, promoveu uma avaliação de desempenho 360º graus. Ao analisar os questionários, verifica-se que a cultura organizacional do paternalismo faz com que a maioria dos entrevistados tenha a propensão a favorecer as pessoas de que mais gosta, independentemente de suas habilidades e competências profissionais e de resultados que ela obtenha. Essa propensão é causada, em geral, porque o avaliador julga mais favoravelmente os funcionários que se identificam mais com ele, e não conseguem ficar emocionalmente neutros. Essa propensão pode ser qualificada como:

Leia cada uma das afirmativas a seguir e assinale (V) para verdadeira ou (F) para falsa e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

( ) Recebimento é a atividade intermediária entre as tarefas de compra e pagamento ao fornecedor, sendo de sua responsabilidade a conferência dos materiais destinados à empresa. Dentre as diversas atribuições básicas do recebimento, podem ser citadas: coordenar e controlar as atividades de recebimento e devolução de materiais, analisar a documentação recebida, verificando se a compra foi autorizada, controlar os volumes declarados na Nota Fiscal e no Manifesto de Transporte com os volumes a serem efetivamente recebidos, dentre outras.

( ) Armazenamento é a atividade que verifica se a quantidade declarada pelo fornecedor na Nota Fiscal corresponde efetivamente à recebida. A conferência qualitativa é a atividade que tem por objetivo garantir a adequação do material ao fim a que se destina. A análise de qualidade efetuada pela inspeção técnica visa a garantir o recebimento adequado do material. São utilizados no processo de inspeção: a especificação de compra do material e alternativas aprovadas, desenhos e catálogos técnicos, dentre outros.

( ) A distribuição dos materiais estocados deve ser realizada mediante programação ou necessidade dos demais departamentos de uma empresa, normalmente, se faz por meio de requisição específica. A distribuição deve proporcionar condições físicas que preservem a qualidade dos materiais e obedecer a cuidados especiais, que devem ser definidos no sistema de instalação e no layout adotado e objetivando a ocupação plena do edifício e a ordenação da arrumação.

Considerando o contexto teórico da Escola das Relações Humanas, representada por Elton Mayo, emerge a concepção do homo socialis. A respeito dessas questões, analise as assertivas a seguir:

I. O homem é apresentado como um ser cujo comportamento não pode ser reduzido a esquemas simples e mecanicistas.

II. O homem é, a um só tempo, condicionado pelo sistema social e pelas demandas de ordem biológica.

III. O homem é um ser racional que, ao tomar uma decisão, conhece todos os cursos de ação disponíveis, bem como as consequências da opção por qualquer um deles.

IV. Em que pesem as diferenças individuais, todo homem possui necessidades de segurança, afeto, aprovação social, prestígio e autorrealização.

É CORRETO apenas o que se afirma em:

As core competences (ou competências essenciais) foram delineadas nos estudos pioneiros de Hamel e Prahalad (2001). Para os autores, deveria ocorrer a mudança de foco das unidades de negócio para as competências, permitindo, desse modo, que as empresas se transformassem em um verdadeiro portfólio dessas competências. No entanto, para serem consideradas core competences, elas deveriam, obrigatoriamente, obedecer a três condições: teriam que atribuir vantagem competitiva às empresas, gerar valor perceptível pelos clientes e serem difíceis de imitar pela concorrência. Com base no texto apresentado acima, analise as empresas:

  I. A Delatel exerce o controle dos seus funcionários quase que exclusivamente através de mecanismos burocráticos, por meio de procedimentos operacionais padronizados, regras, regulamentações e supervisão cerrada, com o objetivo de ganhos de produtividade com uma estrutura bem planejada de cargos e níveis hierárquicos. Um de seus funcionários está interessado em participar de um programa de desenvolvimento gerencial sobre técnicas de liderança. Seu chefe argumenta que a liderança é fruto de qualidades inatas.

II. A Macrosul está promovendo uma verdadeira revolução no seu sistema de vendas, cuja arma principal é a tecnologia da informação. A equipe de vendas será extinta e os vinte melhores vendedores serão transformados em consultores de mercado. Eles não terão mais a obrigação de vender, mas sim de assessorar os clientes em todo o processo de compra e estocagem de eletrodomésticos e móveis. Estarão aptos, inclusive, a orientar os clientes quanto às quantidades ideais de compra para cada tipo de produto, nos diferentes períodos do ano.

Assinale a alternativa CORRETA.

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