Questões Concurso Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (2ª edição)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (2ª edição)

Uma mulher de 70 anos de idade apresenta cefaleia leve intermitente e diplopia. A paciente é submetida a ressonância magnética e angiografia cerebral, que demonstram aneurisma cerebral de segmento cavernoso de carótida direita.

Acerca desse caso clínico hipotético, julgue os itens a seguir.

Os nervos cranianos III, IV e VI fazem parte da parede do seio cavernoso.

Uma mulher de 70 anos de idade apresenta cefaleia leve intermitente e diplopia. A paciente é submetida a ressonância magnética e angiografia cerebral, que demonstram aneurisma cerebral de segmento cavernoso de carótida direita.

Acerca desse caso clínico hipotético, julgue os itens a seguir.

O nervo óptico está envolvido pela lesão.

Paciente de 65 anos de idade, diabético tipo 2, foi submetido à cirurgia de colecistectomia videolaparoscópica por cólica biliar frequente, e colelitíase confirmada pela ultrassonografia. No pré-operatório, o paciente apresentou os seguintes exames: sódio = 140 mEq/L; potássio = 3,5 mEq/L; hemograma sem alterações; albumina = 3,7 g/dL.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Entende-se por cicatrização primária retardada o ferimento que é deixado aberto por determinado período, tendo as respectivas bordas posteriormente aproximadas, a qual se distingue de cicatrização por terceira intenção.

Determinado homem de 35 anos de idade caiu do telhado de um prédio de dois andares em uma pequena cidade da zona rural. À admissão, diagnosticou-se trauma craniencefálico (trauma de face) e musculoesquelético (trauma de mão e de perna). Depois de tomar as medidas preconizadas pelo ATLS, o ABCDE, a avaliação ortopédica descreveu: rompimento de nervo radial da mão; fratura exposta da tíbia com dano extenso às partes moles, com perda de tecido mole e com desnudamento periosteal e exposição óssea. Evoluiu com coma e internação hospitalar prolongada, desenvolvendo ulceração cutânea com necrose do tecido subcutâneo em região sacral. Foi realizada cirurgia plástica com técnica de rotação-avanço de retalho para a reconstrução facial, e fechamento com retalho do músculo solear para o defeito envolvendo o terço médio da perna, após fixação óssea.

Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

O paciente apresenta fratura da perna Gustilo tipo IIIA.

Pacientes, 22 anos de idade, apresenta dor pélvica de início súbito, associada a febre e leucorreia com odor fétido. Nuligesta, faz uso de anticoncepcional oral combinado.

Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

O tratamento usualmente é ambulatorial, mas pode ser hospitalar, caso haja complicações como o abscesso tubo-ovariano.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis