Questões Concurso Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF)

No que se refere à Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN), instituída pelo Decreto o n 7.272/2010, julgue os itens a seguir. O financiamento da PNSAN será de responsabilidade do Poder Executivo Federal, assim como dos estados, do Distrito Federal e dos municípios que aderirem ao SISAN.

A Atenção Básica em Saúde considera o sujeito na respectiva singularidade, complexidade e integralidade, e inserido em um contexto sociocultural. Por esse motivo, encontra interface com outras políticas públicas que, em uma ação sinérgica, poderiam atuar na melhoria da qualidade de vida da população.

Acerca do exposto e da atenção e promoção da saúde (básica, secundária e terciária), julgue os itens a seguir.

Desde a respectiva instituição até os dias atuais, o Ministério da Saúde tem como missão garantir o direito do cidadão ao atendimento à saúde.

Em determinado município de aproximadamente 100.000 habitantes, após denúncia ao Ministério Público de descontrole na distribuição de medicamentos aos pacientes, em unidades básicas de saúde, o gestor e o único farmacêutico da Secretaria Municipal de Saúde decidiram centralizar a dispensação de medicamentos ao almoxarifado central do município. Entretanto, o Conselho Municipal de Saúde e representantes de outras categorias de profissionais de saúde questionaram a decisão e solicitaram a descentralização adequada para as unidades básicas de saúde.

Considerando a legislação sanitária e as normas para o exercício da profissão farmacêutica vigentes no Brasil, a Política Nacional de Atenção Básica e a Política Nacional de Assistência Farmacêutica, que determinam a execução de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tendo o medicamento como insumo essencial e garantindo o seu acesso e uso racional, tanto no âmbito público quanto no privado, julgue os itens a seguir.

Uma alternativa para a descentralização da dispensação de medicamentos seria a implantação de Equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), conforme Portaria no 154/2008. Os farmacêuticos da equipe poderiam dispensar os medicamentos nas unidades básicas de saúde.

Com base na resolução apresentada, julgue os itens a seguir.

Uma das ferramentas para a promoção do uso racional de medicamentos é a adoção da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), que limita, em todas as esferas de gestão (União, estados e municípios), a lista de medicamentos que poderá ser disponibilizada pelo SUS.

A promoção do uso racional de medicamentos necessita da participação da sociedade, com a finalidade de construir uma nova cultura. O farmacêutico exerce o importante papel de fomentar esse debate com a equipe de saúde e a comunidade, produzindo e disponibilizando informações técnicas e de gestão relativas aos serviços desenvolvidos. Com relação à educação em saúde, julgue os itens a seguir. As ações direcionadas à equipe têm como finalidade desenvolver conhecimentos e habilidades para a promoção do uso racional de medicamentos, bem como a melhora contínua do monitoramento dos resultados de saúde obtidos com a farmacoterapia nos serviços.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis