Questões Concurso Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF)

Com base nos Protocolos do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) – MS, 2008, julgue os itens a seguir. Pacientes idosos são avaliados, segundo recomendação do SISVAN, pelo IMC e pela circunferência da cintura.

Com base no Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PLANSAN), julgue os itens a seguir. O Mapeamento da Insegurança Alimentar e Nutricional promoveu um diagnóstico das localidades nas quais ainda persiste a insegurança alimentar e nutricional. A maioria dos municípios classificados como de “muito alta vulnerabilidade” encontra-se na Região Nordeste do País.

Com base no Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PLANSAN), julgue os itens a seguir. O nutricionista possui papel fundamental na redução da mortalidade brasileira, pois a alimentação inadequada representa importante fator de risco para as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), responsáveis por mais de 70% das causas de morte no Brasil.

Com base no Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PLANSAN), julgue os itens a seguir. A cooperação do governo federal com a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (ABIA) pretende, entre outras ações, reduzir os teores de sódio e de gordura nos alimentos processados.

Em determinado município de aproximadamente 100.000 habitantes, após denúncia ao Ministério Público de descontrole na distribuição de medicamentos aos pacientes, em unidades básicas de saúde, o gestor e o único farmacêutico da Secretaria Municipal de Saúde decidiram centralizar a dispensação de medicamentos ao almoxarifado central do município. Entretanto, o Conselho Municipal de Saúde e representantes de outras categorias de profissionais de saúde questionaram a decisão e solicitaram a descentralização adequada para as unidades básicas de saúde.

Considerando a legislação sanitária e as normas para o exercício da profissão farmacêutica vigentes no Brasil, a Política Nacional de Atenção Básica e a Política Nacional de Assistência Farmacêutica, que determinam a execução de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tendo o medicamento como insumo essencial e garantindo o seu acesso e uso racional, tanto no âmbito público quanto no privado, julgue os itens a seguir.

Há possibilidade de descentralização da dispensação e da realização de fracionamento nas unidades básicas de saúde, desde que sejam cumpridas as normas de boas práticas para fracionamento de medicamentos, conforme estabelecido no art. 11 da Resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa no 80/2006.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis