Questões Concurso Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF)

Considerando um paciente saudável de 20 anos de idade, que não tem os terceiros molares irrompidos, e que necessite fazer exame radiográfico, julgue os itens a seguir. Para o exame interproximal posterior, bilateral, serão necessárias duas incidências radiográficas.

Considerando um paciente saudável de 20 anos de idade, que não tem os terceiros molares irrompidos, e que necessite fazer exame radiográfico, julgue os itens a seguir. Para o exame periapical completo, serão necessárias 14 incidências radiográficas.

Paciente adulto, gênero masculino, 63 anos de idade, foi submetido a cirurgia para colocação de válvula cardíaca protética há 18 meses. Procurou atendimento odontológico em função de suspeita de fratura do dente 25. Ao exame clínico e radiográfico, observou-se presença de periodontite crônica generalizada e fratura longitudinal do dente 25, com indicação de exodontia. No que se refere a esse caso clínico, julgue os itens a seguir. Esse paciente apresenta risco moderado de desenvolver endocardite infecciosa, mas é prudente prescrever profilaxia antibiótica.

Paciente de 78 anos de idade apresenta diabetes tipo II, hipertensão arterial e nefropatia diabética, cujo controle é feito por uso diário de insulina NPH e enalapril (inibidor da enzima conversora de angiotensina). Ele procurou atendimento odontológico em função de dor associada a músculos mastigatórios e refere dificuldade para dormir. Ao exame físico da região de cabeça e pescoço, notou-se contratura de diversos músculos. O paciente é desdentado total superior e inferior e usa as mesmas próteses há mais de 20 anos. Possui rebordos volumosos. Diagnosticou-se dor miofacial, associada à disfunção temporomandibular aguda. A respeito desse caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a eles relacionados, julgue os itens a seguir. Após a remição da dor do paciente, é necessária a confecção de novas próteses. Restabelecer a oclusão é considerada como a principal responsável pelo componente funcional da prótese, e definir a posição mandibular ideal para as reabilitações bucais torna-se primordial para o sucesso da prótese. Essa posição, definida como sendo uma posição fisiologicamente aceitável pelo paciente e seguramente reproduzível pelo profissional, é denominada relação cêntrica.

Determinada paciente de 75 anos de idade, com mal de Alzheimer em estágio intermediário, colaboradora, foi encaminhada a consulta odontológica com suspeita de dor de dentes, que se manifesta ao consumir alimentos doces e beber líquidos mais gelados. É mantida sob cuidados, durante o dia, com cuidadora informal. Reside com a única filha, que é divorciada e cria sozinha dois filhos adolescentes. Ao exame clínico, observa-se a presença de restos radiculares com sinais de decoronação, e os dentes remanescentes apresentam raízes expostas com cáries radiculares extensas generalizadas. Há grande acúmulo de placa bacteriana. Ao ser questionada, a filha informou que a própria paciente realiza os cuidados de higiene bucal, e que a alimentação dela é mais pastosa, e cariogênica, já que a mãe coopera mais quando alimentos doces que não requerem muita mastigação são oferecidos. Considerando esse caso clínico e os conhecimentos odontológicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. Os idosos com demência apresentam maior frequência de restos radiculares que os não demenciados. Esse achado é explicado principalmente pela alta prevalência de periodontite, menor frequência de consultas odontológicas, resistência ao tratamento odontológico e redução das habilidades de comunicação verbal.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis