Questões Concurso Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF)

Determinada paciente de 75 anos de idade, com mal de Alzheimer em estágio intermediário, colaboradora, foi encaminhada a consulta odontológica com suspeita de dor de dentes, que se manifesta ao consumir alimentos doces e beber líquidos mais gelados. É mantida sob cuidados, durante o dia, com cuidadora informal. Reside com a única filha, que é divorciada e cria sozinha dois filhos adolescentes. Ao exame clínico, observa-se a presença de restos radiculares com sinais de decoronação, e os dentes remanescentes apresentam raízes expostas com cáries radiculares extensas generalizadas. Há grande acúmulo de placa bacteriana. Ao ser questionada, a filha informou que a própria paciente realiza os cuidados de higiene bucal, e que a alimentação dela é mais pastosa, e cariogênica, já que a mãe coopera mais quando alimentos doces que não requerem muita mastigação são oferecidos. Considerando esse caso clínico e os conhecimentos odontológicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. O tratamento dessa paciente envolverá orientações para a família e para o cuidador acerca de dieta e cuidados de higiene bucal, remoção mecânica da placa, fluorterapia aplicada em consultório e restaurações das cavidades cariosas.

A respeito do atendimento odontológico de uma criança de dois anos de idade, portadora de cárie da primeira infância, com uso de mamadeira noturna e hábito de sucção digital durante o sono, julgue os itens a seguir. O uso de flúor e outras medidas preventivas apresentam alta eficácia nesse caso, a despeito da continuidade da amamentação noturna.

Um pré-adolescente com 12 anos de idade apresenta estrias esbranquiçadas horizontais generalizadas em todos os dentes permanentes, e duas manchas amareladas extensas nos dois incisivos centrais superiores, características do quadro de fluorose dentária. Refere sofrer bullying na escola em função do problema estético. Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. A fluorose é uma hipermineralização decorrente da intoxicação com o flúor na fase de mineralização do esmalte.

Determinada criança de três anos e dois meses de idade caiu do balanço e traumatizou a região anterior da maxila. Em seguida, um sangramento iniciou-se na região, e a mãe levou-a imediatamente para atendimento odontológico. Ao exame físico, não foram visualizados os incisivos centrais superiores decíduos (elementos 51 e 61), e foram observadas lacerações no rebordo alveolar (na região anterossuperior do rebordo alveolar) e nos lábios (superior e inferior). Ao exame radiográfico, notou-se a presença intraóssea dos dentes 51 e 61 na região da pré-maxila, com as raízes deslocadas para vestibular, sem atingir os germes dos dentes permanentes. Com base nesse caso hipotético, julgue os itens a seguir. Diante da dificuldade de comparação dos dentes traumatizados com o dente homólogo, a radiografia lateral extraoral é indicada para avaliação do deslocamento das raízes, inclusive em relação à cavidade nasal.

Considerando um paciente saudável de 20 anos de idade, que não tem os terceiros molares irrompidos, e que necessite fazer exame radiográfico, julgue os itens a seguir. Filmes mais sensíveis devem ser utilizados porque eles reproduzem, com mais definição, a imagem radiográfica.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis