Listagem de Questões Concurso ENAP
A respeito dos papéis gerenciais, indique a opção que apresenta respectivamente um papel interpessoal, um papel informacional e um papel decisório.
apoiador – centralizador – árbitro
inspirador – transformador – revolucionador
agente de mudanças – renovador – empreendedor
comunicador – moderador – facilitador
líder – disseminador – negociador
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Indique a opção correta
AI – BIII, AII – BI, AIII – BII, AIV – BIV
AI – BI, AII – BII, AIII – BIII, AIV – BIV
AI – BIV, AII – BI, AIII – BIII, AIV – BII
AI – BIV, AII – BIII, AIII – BII, AIV – BI
AI – BII, AII – BIV, AIII – BI, AIV – BIII
Assinale a opção que exprime corretamente características de uma estrutura organizacional em rede.
Na estrutura em rede a organização é vista como um sistema fechado.
Na estrutura em rede prevalece a uniformidade e conformidade.
Na estrutura em rede prevalece o compartilhamento de autoridade e responsabilidade.
Na estrutura em rede as células são formadas considerando a especialização do trabalho.
Na estrutura em rede conjugam-se aspectos funcionais com a de produto e/ou processo.
A estrutura organizacional, em que cada empregado é subordinado ao mesmo tempo a um gerente funcional ou de divisão e a um gerente de projeto ou de grupo, é chamada de
estrutura por processos.
estrutura funcional.
estrutura radial.
estrutura matricial.
estrutura em linha.
Classifique as alternativas a seguir em Verdadeiras (V) ou Falsas (F) e assinale a opção correta.
( ) A cultura organizacional pode ser subdividida em três níveis: artefatos e criações, valores conscientes em alto grau e pressupostos básicos.
( ) Enquanto o clima organizacional ocupa-se com a natureza das crenças e expectativas a respeito da vida organizacional, a cultura organizacional é um indicador que demonstra o quanto tais crenças estão sendo concretizadas.
( ) O conceito de desenvolvimento organizacional engloba diversas intervenções de mudança planejada que buscam melhorar a eficácia organizacional e o bem-estar dos funcionários.
( ) A teoria motivacional da expectativa tem como pressuposto a idéia de que o indivíduo na organização tende a comparar as recompensas recebidas por ele com as recompensas recebidas por outras pessoas na organização.
V, F, V, V
F, V, V, F
F, V, F, V
V, F, V, F
F, F, V, V
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