Listagem de Questões Concurso CVM
A forma de organização que pode ser considerada desvantajosa pelo fato de haver desgaste de tempo na tomada de decisões, inibição das ideias dos chefes e divergência entre a direção e a assessoria denomina-se:
organização funcional.
organização linear.
organização matricial.
organização hierárquico-consultivo.
organização colegiada.
Na Coluna I estão arroladas vantagens de estruturas organizacionais distintas. Na Coluna II tem-se a identificação das organizações-tipo. Correlacione as colunas indicando as vantagens de cada organização-tipo e, ao final, selecione a opção que expresse a sequência correta para a Coluna I.
1, 1, 2, 1, 2
2, 1, 2, 1, 1
2, 2, 1, 1, 1
1, 1, 2, 2, 2
1, 2, 1, 2, 1
Podem ser consideradas características da organização matricial, exceto:
direcionamento para objetivos.
alocação de equipes de unidades distintas para a execução de um mesmo projeto.
especialização como critério determinante para a escolha das chefias.
utilização de alta tecnologia.
existência de uma estrutura hierárquica vertical que conviva com uma estrutura superposta, horizontal, de coordenadores de projetos.
Assinale a assertiva correta acerca da visão estratégica na organização contemporânea.
As organizações definem sua missão e visão no nível estratégico, não se importando com o nível operacional.
Após conhecer a missão e a visão definidas pela cúpula, o nível operacional escolhe junto com a alta administração os objetivos e metas, bem como o plano tático e estratégico.
O planejamento operacional é feito a partir do plano tático sem envolvimento dos superiores.
O planejamento estratégico, definido pela alta direção, é passado para os gerentes que definem o planejamento tático com as metas a serem alcançadas.
Objetivos inalcançáveis são definidos pela alta direção.
As empresas são unidades que visam atingir determinados objetivos específicos. A sua razão de ser e de existir é servir a esses objetivos, que assumem várias funções, exceto:
servir como padrões para avaliar e controlar a atividade e os resultados da empresa.
servir para legitimar e justificar as atividades da empresa e a sua própria existência.
servir para garantir os reconhecimentos por metas alcançadas periodicamente.
servir como unidade de medida para verificar e comparar as atividades da empresa, ou ainda dos seus órgãos e pessoas.
sinalizar uma situação futura para orientar e balizar a atividade e o comportamento das pessoas para assegurar ação coletiva integrada.
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