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A limpeza profissional em empresas exige a presença de funcionários qualificados e o uso de produtos e de materiais corretos e adequados. O processo de higienização em empresas deve seguir quatro etapas, sendo que a primeira consiste na remoção de resíduos grosseiros das superfícies em geral, a segunda corresponde a retirar os agentes biológicos e químicos do ambiente, o terceiro visa a remover os resíduos suspensos, sendo indicado usar água em temperatura elevada, para limitar o crescimento de novas bactérias e auxiliar na eliminação dos microrganismos. Para finalizar, a quarta e última etapa compreende a aplicação de agentes químicos ou métodos físicos nas superfícies limpas, para garantir que o ambiente estará em níveis microbiológicos aceitáveis, com baixo risco de contaminação, ou seja, tendo eliminado vírus, bactérias, fungos, parasitas e outros agentes infecciosos. Essas quatro etapas são conhecidas, respectivamente, como:

Entre os materiais de limpeza e de higiene, um está incluso na etapa da limpeza especificamente, sendo responsável por higienizar superfícies, removendo sujidades de poeira, de gorduras, de óleos e de manchas, enquanto o outro faz parte do processo de desinfecção, eliminando microrganismos patogênicos ainda presentes em uma superfície. Tecnicamente, esses materiais de limpeza são conhecidos, respectivamente, como: 

Caixas de gordura funcionam como um filtro para separar a água do óleo, fazendo com que o sistema hidráulico não seja danificado. Em conformidade com as normas, a limpeza das caixas de gordura precisa ser realizada periodicamente, sendo que sua higienização evita que o mau cheiro circule ao redor do imóvel, previne a invasão de ratos e baratas, afasta problemas de entupimento nos canos e de escoamento da água da pia. Segundo as normas e os especialistas da área, o tempo para realização da limpeza deve ser

No que se refere à limpeza de tetos, recomenda-se utilizar óculos de proteção ou máscara de proteção facial, para realizar o serviço. A operação deve ser realizada antes de qualquer outra, respeitando sempre uma ordem lógica para execução, sendo importante limpar os cantos, removendo as teias de aranha ou outras sujeiras visíveis. Essa ordem lógica está indicada na seguinte alternativa:

A prevenção de acidentes está diretamente associada a um conjunto de ações que visa a identifi car e a reduzir os riscos de acidentes, preservando a saúde e a vida das pessoas. De acordo com a legislação vigente no Brasil, existem cinco tipos de agentes de risco ocupacional a que o trabalhador pode ser exposto. Um deles é caracterizado por toda forma de energia que afeta o funcionário, podendo ocasionar doenças ocupacionais, como ruídos, vibrações, pressões, temperaturas elevadas e radiações, por exemplo. Outro está relacionado a esforços físicos intensos, a levantamento de peso manual em excesso, à postura inadequada e aos ritmos de trabalho muito intensos e ininterruptos, que podem causar, a longo prazo, graves problemas ao trabalhador, como perda de movimento e de sensibilidade. Esses tipos de agentes são conhecidos, respectivamente, como de risco ocupacional:

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