Questões Concurso CBMDF/DF

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso CBMDF/DF

O paciente ambulatorial requer uma técnica analgésica efetiva, de fácil aplicação, segura e que lhe acarrete efeitos mínimos, na unidade de internação e em domicílio. A tendência é pela utilização de técnicas multimodais, incluindo analgésicos sistêmicos (opioides e anti-inflamatórios não hormonais), bloqueios regionais e periféricos e técnicas não farmacológicas, como acupuntura e eletroterapia. Sobre as drogas utilizadas, relacione os principais agentes com sua correta dose diária em mg.

Os anestésicos intravenosos são comumente empregados em pré-tratamento farmacológico e indução anestésica. A indução intravenosa costuma ser mais rápida e suave, sem os inconvenientes causados por aplicação de máscara, inalação de gases com odor desagradável, maior latência de efeito e eventual agitação característica dos planos superficiais de anestesia. Assinale, a seguir, o anestésico venoso que apresenta a menor taxa de extração hepática.

Durante a realização de procedimento anestésico pode ocorrer punção inadvertida de dura-máter. A perda de líquor através do orifício da punção promove diminuição da pressão do coxim líquido de sustentação do sistema nervoso central. A posição ortostática provoca tração das estruturas nervosas e vasodilatação reflexa, causando a cefaleia. Nesses casos, o tratamento mais eficaz para a cefaleia, após punção inadvertida de dura-máter, é a administração de:

As cirurgias urológicas têm como vias preferenciais de acesso as regiões lombar e abdominal, tratando-se de cirurgias a céu aberto e a via endouretral ou transuretral, nos acessos endoscópicos. A dor pós-operatória costuma estar presente, variando a sua intensidade de acordo com o tipo de procedimento realizado, o tempo de cirurgia, a idade, entre outros fatores. É correto afirmar que

Mais de 90% das cirurgias ginecológicas são realizadas para tratar patologias benignas, tendo como objetivo a melhora da qualidade de vida. Variam desde pequenas cirurgias da pelve e abdômen inferior até cirurgias de grande porte para tratamento de tumores uterinos. Considerando a dor pós-operatória em ginecologia, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as Falsas.

( ) O tratamento da dor que segue a ligação tubária pode ser realizado pela aplicação de anestésico local diretamente nas tubas uterinas ou pela injeção dentro do mesosalpinge.

( ) A dor no ombro, após peritoneoscopia pélvica, pode ser adequadamente controlada com o uso de anestésico local na região diafragmática, sob visão direta, através do dispositivo de irrigação.

( ) De forma geral, os AINE, em doses terapêuticas usuais, são mais efetivos que o paracetamol, para a dor após esterilização por via laparoscópica; além disso, são eficazes para o controle da dor nos ombros.

( ) A dor inflamatória tardia pode ser atenuada por fármacos como os AINE, possivelmente por dever-se à peritonite química do gás da insuflação.

A sequência está correta em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis