Questões Concurso CBMDF/DF

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso CBMDF/DF

Para o tratamento aberto dos Aneurismas de Aorta Abdominal (AAAs), várias exposições podem ser usadas, cada uma com seus méritos e desvantagens. As opções incluem a abordagem transperitoneal, por meio de uma longa incisão na linha média, ou de uma minilaparotomia, ou a abordagem retroperitoneal, por meio de uma incisão no flanco esquerdo. São situações cuja abordagem retroperitoneal é preferida, EXCETO:

O termo aneurisma deriva da palavra grega aneurysma, que significa “ampliação”, e pode ser definido como uma dilatação localizada, permanente e irreversível de um vaso sanguíneo, tendo, pelo menos, 50% de aumento em seu diâmetro quando comparado ao diâmetro normal esperado. Os aneurismas aórticos se localizam, com mais frequência, na aorta infrarrenal e, geralmente, o segmento imediatamente abaixo das artérias renais e poupado. Sobre os Aneurismas Aórticos Abdominais (AAAs), assinale a afirmativa INCORRETA.

Os grandes traumas da vasculatura abdominal se apresentam clinicamente como hemorragia intraperitoneal livre ou como hematoma retroperitoneal contido. A maioria dos pacientes com trauma abdominal de grandes vasos apresenta-se como um hematoma retroperitoneal contido ou, pelo menos, parcialmente contido. A localização de um hematoma retroperitoneal e o mecanismo de lesão orientam a decisão de explorar o hematoma. Sobre a exploração do hematoma retroperitoneal, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Um hematoma retroperitoneal pélvico (zona 3) secundário ao trauma penetrante obriga a exploração em função da probabilidade de lesão do vaso ilíaco.

( ) Qualquer hematoma na zona 1 (linha média) demanda exploração no trauma penetrante ou fechado por causa da alta probabilidade de lesões vasculares nessa área.

( ) Um hematoma na zona 2 (espaço perinéfrico) é o resultado de lesão de vasos renais ou do parênquima, e sua exploração é obrigatória no trauma contuso para avaliar e reparar possíveis lesões.

( ) Os hematomas da zona 3 resultantes de trauma fechado são, geralmente, associados a fraturas pélvicas, e não são explorados devido ao tratamento efetivo desse tipo de sangramento ser baseado não no controle operatório, mas na fixação externa ou embolização angiográfica.

A sequência está correta em

“As pressões digitais (dedos da mão ou pé) podem ser obtidas com esfigmomanômetro de tamanho adequado e uma sonda fotopletismográfica na polpa digital. As pressões digitais são úteis em pacientes com doença restrita aos vasos distais (como doença de Raynaud avançada com lesões obstrutivas fixas) ou, mais comumente, para ajudar a prever a probabilidade de cicatrização em procedimentos no antepe, ulcerações ou amputação de dedos. Uma pressão digital maior que ________ é preditiva de sucesso na cicatrização em, aproximadamente, 90% dos casos.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

“Mulher, 45 anos, comparece ao ambulatório de cirurgia vascular encaminhada pelo médico da UBS em virtude de sopro sistólico e diastólico abdominal, associado a uma hipertensão arterial de difícil controle. A paciente foi então submetida a exames de imagem e histopatológico que evidenciaram Displasia Fibromuscular (DFM) da artéria renal. Sabe-se que em 28% dos casos outros leitos vasculares também podem estar envolvidos nos pacientes com DFM.” Qual o leito vascular mais comumente acometido nessa situação?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis