Questões Concurso BANPARÁ

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso BANPARÁ

#Questão 1101173 - Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos, FUNDA, 2025, BANPARÁ, Técnico Bancário (Todos os Polos)

Carlos, Fernando e Alexandre haviam combinado de se encontrar no estacionamento do estádio às 15h00 para assistir ao clássico RE x PA. Fernando, que chegou 20 minutos antes do horário marcado, teve que esperar por meia hora até a chegada de Carlos. Carlos, por sua vez, chegou 10 minutos depois de Alexandre. Sendo assim, pode-se concluir que:

Considerando o raciocínio lógico, responda: Renato olhou o relógio e percebeu que o tempo restante até o final do dia era igual a um quinto do tempo que já havia passado do dia. Podemos concluir que o horário que o relógio apontava quando Renato olhou era de:

Ao observar a fila para comprar o ingresso para o cinema, Carolina notou uma coincidência incrível. Ela percebeu que a vigésima quinta pessoa da fila ocupava o lugar central na fila, justamente no ano de 2025, em uma reexibição do filme "50%", dirigido por Jonathan Levine. Nesta situação, quantas pessoas tinham na fila?

#Questão 1101176 - Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos, FUNDA, 2025, BANPARÁ, Técnico Bancário (Todos os Polos)

João e Pedro são gêmeos, sua tia chama-se Madalena e é a única irmã de seu pai, Paulo. A mãe de João e Pedro, Dona Dalva, é filha única. Os pais de Paulo tiveram quatro filhos. João e Pedro gostam de jogar basquete aos domingos com seus amigos. Considerando essas informações, é correto afirmar que: 

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

Povos da floresta.

Além de acordos que priorizem a adoção de fontes de financiamento, o Instituto Socioambiental (ISA) também apresenta um posicionamento voltado ao fortalecimento da visão que povos indígenas, quilombolas e povos е comunidades tradicionais levam para a Conferência do Clima, como destaca o analista de políticas climáticas do ISA, Ciro Brito.

"Uma das principais mensagens é de que os povos da floresta são agentes fundamentais para o combate à crise climática, pelos seus modos de criar, fazer e viver, que apoiam a conservação e o manejo sustentável da floresta. Outra mensagem é que o foco das negociações deve ser buscar garantir a justiça climática, em que os grupos mais vulneráveis às mudanças climáticas, apesar de não contribuírem para o agravamento da crise, estão sofrendo mais com seus efeitos. Por isso, mecanismos de adaptação e fontes de financiamento devem ser fortemente incentivados e pressionados para se chegar a bons acordos.".

No que se refere ao financiamento em si, Ciro considera que a COP29 tem a missão de garantir financiamentos para uma "correção de rumo" na ação climática global. "Os planos climáticos revistos (NDCs) dos países deverão ser apresentados até fevereiro de 2025, mas para que os países em desenvolvimento apresentem novas NDCs mais audaciosas, a COР 29 deve estabelecer que o financiamento estará disponível para os ajudar a cumprir suas metas climáticas. Então a nossa expectativa é que o Novo Objetivo Coletivo Quantificado (NCQG), a ser acordado na COP 29 reflita as necessidades e prioridades dos países em desenvolvimento, incluindo as necessidades em relação à adaptação climática "pontua". "Além de financiamento, esperamos que se chegue a um acordo sobre o Artigo 6, sobre a forma como os critérios de carbono são definidos, como os projetos podem ser aprovados e revistos, que informações sobre os contratos podem ser mantidas confidenciais e o que precisa ser transparente".

No contexto em que a COP29 antecede a realização da COP que será sediada pelo Brasil, o analista de políticas climáticas do ISA também destaca as expectativas em relação ao posicionamento do país na conferência deste ano. "Espera-se um posicionamento agregador, tendo em vista que o Brasil terá a presidência da próxima COP, em Belém, e precisa avançar na sua capacidade de liderar um grupo de países tão diverso", considera.

"Essa conferência (COP29) tende a ter uma participação menor da sociedade civil, em termos quantitativos, em relação às duas últimas COPs, por conta dos altos valores e do grande foco que a sociedade civil brasileira deu à COP da biodiversidade esse ano, na Colômbia. Além disso, muitas organizações já estão se preparando para COP30. A grande expectativa é sobre Belém".

De qualquer modo, Ciro pontua que o que se espera da participação da sociedade civil organizada na COP29 é uma "participação ativa, principalmente dos movimentos indígena, quilombola e de periferias, pressionando por mais ambição nos temas que estão na mesa para serem discutidos em Baku e já rufando os tambores para a COP de Belém".

Diário na COP29, Meio Ambiente, Cíntia Magno, 8/11/2024. Disponível em: https://diariodopara.com.br/cop/o-papel-fundamental-da-sociedade-civil -organizada-na-cop/
Não é correto afirmar sobre o texto "Povos da floresta".

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis