Questões Concurso Banco do Estado do Pará - PA (BANPARA/PA)

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É fato amplamente aceito nas ciências sociais que o final do século XX e a primeira década do século XXI foram cenário de grandes transformações no mundo do trabalho, que afetaram diferentes domínios, desde os processos produtivos até as estratégias de gestão da força de trabalho. Os assistentes sociais atuam nesse ambiente sócio-ocupacional com destacada contribuição à gestão da força de trabalho. O trabalho do assistente social na empresa capitalista vem combinando a gestão de demandas historicamente recorrentes com demandas contemporâneas. Guardadas as diferenças relativas ao tamanho da empresa, os assistentes sociais atuam em quatro conjuntos de programas responsáveis pela gestão das demandas internas e externas às empresas:

Existe, no âmbito do serviço social brasileiro, um grupo de teóricos que reivindica as ações de “cunho socioeducativo” como estruturantes para o trabalho dos assistentes sociais. Para os autores que advogam essa premissa, tais ações, nos contornos dos processos socioassistenciais, se estruturam sobre dois eixos, que são

O serviço social brasileiro é amplamente influenciado pela teoria crítica, cujas bases teóricas e metodológicas fundantes encontram-se na vasta produção intelectual de Karl Marx (1918-1883). Este pensador do século XIX produziu uma inédita reflexão teórica com vistas a compreender, elucidar e explicar a dinâmica da produção de riqueza na sociedade capitalista. Segundo o filósofo húngaro György Lukács (1885-1971), o que distingue a teoria de K. Marx das teorias burguesas é

A intervenção profissional do assistente social pressupõe o conhecimento científico da realidade sobre a qual atua. O conhecimento é uma complexa construção teórico-metodológica que contempla diferentes graus e níveis em sua elaboração. Os graus e níveis de onde o conhecimento se origina e adquire dimensão científica são os seguintes:

A visita domiciliar é um instrumento profissional do assistente social que deve ser utilizado para

I. ampliar as possibilidades de conhecimento da realidade social do usuário;

II. identificar os dados inverídicos registrados no cadastro do usuário;

III. ratificar a garantia dos direitos sociais do usuário ao colocar o saber técnico a sua disposição;

IV. criar mais uma possibilidade de dialogar e conhecer a realidade sociocultural e familiar do usuário, a partir de seu espaço de vivência;

V. fiscalizar e educar a privacidade da vida cotidiana do usuário;

VI. complementar um estudo social necessário à elaboração de um laudo.

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