Listagem de Questões Concurso ANTT
Toda embalagem destinada a conter líquidos deve ser aprovada num ensaio de estanqueidade adequado e ser capaz de atender ao nível de ensaio apropriado:
apenas antes de ser utilizada no transporte pela primeira vez;
somente após recondicionada ou refabricada, antes de sua reutilização no transporte;
antes de ser utilizada no transporte pela primeira vez e após recondicionada ou refabricada, antes de sua reutilização no transporte;
após ser utilizada no transporte pela primeira vez e após recondicionada ou refabricada, antes de sua reutilização no transporte;
antes de ser utilizada no transporte pela primeira vez e antes de ser recondicionada ou refabricada.
O grau de enchimento máximo (em %) de tanques portáteis para uso geral é determinado pela fórmula:
Sobre as disposições gerais de embalagens de produtos perigosos é incorreto afirmar que:
durante o transporte, não deve haver nenhum sinal de resíduo perigoso aderente à parte externa de embalagens, IBCs e embalagens grandes;
as partes das embalagens que entram em contato direto com produtos perigosos, quando necessário, devem ser providas de tratamento ou revestimento interno adequado;
as embalagens internas devem ser acondicionadas numa embalagem externa de modo tal que, em condições normais de transporte, não possam quebrar-se, ser perfuradas ou deixar vazar seu conteúdo na embalagem externa;
quando um IBC for equipado com dois ou mais sistemas de fechamento em série, o sistema mais distante da substância transportada deve ser fechado primeiro;
exceto quando haja prescrição específica em contrário, os líquidos não devem encher completamente a embalagem à temperatura de 55º C.
Sobre o transporte ferroviário de produtos perigosos é correto afirmar que:
a circulação de vagões que apresentem contaminação apenas em seu exterior é permitida;
o contrato de transporte deve definir a responsabilidade pela execução da limpeza e descontaminação dos vagões e equipamentos;
os vagões e equipamentos utilizados no transporte de produtos perigosos poderão ser utilizados sem completa limpeza e descontaminação para casos de produtos similares;
os rótulos de risco e painéis de segurança, após as operações de limpeza e descontaminação de vagões e equipamentos, serão mantidos no local onde foram afixados;
A operação de limpeza e descontaminação será realizada em local apropriado, podendo-se lançar os resíduos em rede de escoamento geral ou de águas pluviais.
Sobre o Primeiro Protocolo Adicional ao Acordo de Alcance Parcial para a Facilitação do Transporte de Produtos Perigosos firmado entre os Governos do Brasil, da Argentina, do Paraguai e do Uruguai é incorreto afirmar que:
as penalidades por infração às normas relativas ao transporte internacional terrestre de produtos perigosos no MERCOSUL consistem em multa, suspensão da licença e cassação da licença;
as infrações às normas regulamentares do transporte internacional terrestre de produtos perigosos no MERCOSUL se classificam em leves, graves e muito graves;
as multas poderão ser pagas na moeda do país onde a infração for cometida;
no caso de duas ou mais infrações, de diferente gravidade, cometidas simultaneamente, aplicar-se-á a penalidade referente à mais grave;
nos casos de reincidência, por infrações leves ou graves, se aplicará a multa do grau imediatamente superior à mais grave cometida.
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