Questões Concurso ANA

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Julgue os itens a seguir, com base na atividade de descrição arquivística.

A classificação e a descrição, apesar de serem atividades absolutamente distintas, guardam entre si uma relação de complementaridade, que deve ser considerada tanto no planejamento como na execução dessas atividades. Dessa forma, a descrição, por meio dos diferentes instrumentos de pesquisa, deve sempre corresponder à estruturação da classificação do fundo documental.

Julgue os itens a seguir, com base na atividade de descrição arquivística.

A entidade arquivística deve estabelecer uma política de descrição, baseada no estudo dos usuários e, em primeiro lugar, voltada para a descrição detalhada das séries documentais mais procuradas e consultadas e de maior apelo junto ao público, como as séries de fotografias ou de correspondência pessoal.

Julgue os itens a seguir, com base na atividade de descrição arquivística.

O instrumento de pesquisa mais tradicional e abrangente é o inventário, cuja elaboração deve ser a primeira atividade de descrição de qualquer instituição. O inventário é a maneira mais rápida e eficiente de se disponibilizar aos pesquisadores em geral uma visão global do acervo.

Julgue os itens a seguir, com base na atividade de descrição arquivística.

Sempre que for possível, o arquivista deve privilegiar a elaboração de repertórios que permitam a descrição mais detalhada de unidades ou peças documentais, o que, além de facilitar sobremaneira o acesso aos documentos e às informações neles contidas, não requerem grandes investimentos e trazem um ótimo retorno relativamente à divulgação. Tais fatores tornam esses intrumentos os mais vantajosos em relação ao custo-benefício.

Considerando a avaliação de documentos como atividade arquivística na esfera pública, julgue os itens a seguir.

A avaliação de documentos é o processo de análise de documentos de arquivo que consiste na identificação de valores para os documentos (imediato e mediato, primário e secundário). Com base nesses valores e na análise do ciclo de vida dos documentos, torna-se possível estabelecer prazos para sua guarda ou eliminação, de forma a contribuir para a racionalização e o aumento da eficiência administrativa.

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