Listagem de Questões sobre Geral
A produção de dados analíticos de alta qualidade, uma das metas de um laboratório, pode ser obtida por meio de medidas exatas e protocolos de procedimento confiáveis e reprodutíveis. Com isso, pode-se conhecer a real composição de um produto, e se o material foi colhido da forma mais adequada. Quando se pretende realizar uma boa amostragem, as respectivas normas técnicas devem ser seguidas. A respeito dessas normas, julgue os próximos itens.
Para se realizar a amostragem em acondicionamentos a granel, deve ser utilizada uma sonda de profundidade com cruzeta móvel nas medidas aproximadas de 1,60 m de cumprimento e 0,05 m de diâmetro, introduzindo-a por impulsão forçada.
A amostragem de produtos ensacados deve ser realizada abrindo-se a parte superior do saco e retirando-se uma amostra representativa, evitando a mistura com as camadas subsequentes do mesmo produto ensacado. Se, por acidente, essa mistura ocorrer, deve ser descartada a amostra e um novo saco de alimento deve ser aberto para realizar uma nova amostragem.
Para questões relativas à análise laboratorial, é suficiente a tomada de quantidades representativas de amostra de um único lote de um carregamento do alimento.
Deve ser feito o quarteamento das amostras líquidas em sacos plásticos visando à conservação das características físicas e químicas organolépticas.
A colheita de produtos cuja homogeneidade pode comprometer o resultado analítico, como rações concentradas que contenham ureia, farelo de algodão etc., deve ser superior a dois quilogramas ou, em casos especiais, seguir as recomendações do laboratório.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}