Listagem de Questões sobre Geral
Conhecendo-se o funcionamento da casa do mel e do entreposto, pode-se afirmar que
o entreposto só deve adquirir mel de um único apiário, para que as características daquele se mantenham constantes, assim como as melgueiras recebidas na casa do mel devem ter origem de uma única propriedade.
no entreposto, não existe a obrigatoriedade de se manter um laboratório para analise do mel e outros produtos apícolas, característica que também é observada na casa do mel.
a casa do mel é considerada uma unidade de produção, enquanto o entreposto só pode estar relacionado à etapa de industrialização do mel.
O entreposto é o estabelecimento direcionado ao envase, ao armazenamento, à classificação e à industrialização do mel, da cera de abelhas e dos demais produtos apícolas, enquanto, na casa do mel, esse processo se encerra na etapa de classificação desses produtos.
O uso de lâminas de cera alveolada na apicultura considerada moderna e racional tornou-se obrigatório com o passar dos anos, por promover alguns benefícios, como:
equilíbrio na população em relação as castas da colméia, bem como a distribuição das atividades entre zangões e operárias.
redução do cansaço das abelhas e da quebra das lâminas durante o transporte dos quadros.
falta de alinhamento dos favos e liberdade no desenvolvimento do tamanho deles.
ausência de dimensionamento dos alvéolos, bem como interferência na determinação das castas.
Os favos presentes nas colônias das abelhas melíferas são verticais, bilaterais e compostos por células hexagonais. Com relação às características estruturais dos favos no ninho, assinale a opção correta.
O mel encontra-se presente na parte superior dos favos centrais do ninho, as crias com formato elíptico do centro para as extremidades e o pólen localizado entre o mel e as crias.
No centro dos favos, encontra-se o mel como reserva de alimento, das extremidades para o centro, as crias de formato elíptico e o pólen localizado entre as crias e o mel.
Nas células de crias de operárias e de zangões, encontra-se mel e pólen armazenados e localizados na parte central do ninho.
As células das rainhas são horizontais, sendo chamadas de realeiras. Essas células irão dar origem apenas a futuras rainhas.
No momento de abertura da colmeia com o objetivo de se encontrar a abelha rainha, pode-se ter um difícil trabalho, já que, quanto maior a população da colmeia, maior a dificuldade de se atingir esse objetivo. Baseando-se nessa informação, identifique a sentença INCORRETA.
Geralmente, a presença da rainha está relacionada a quadros com favos com postura recente, presença de larvas novas e alvéolos vazios.
Rainhas virgens são mais difíceis de localizar, porque ainda não possuem damas de honra (acompanhantes).
Ao se introduzir uma rainha presa em uma gaiola na colmeia, a rainha se sentirá provocada e buscará o confronto, a fim de eliminá-la, tornando a identificação por parte do apicultor facilitada.
Durante a revisão de busca da rainha, deve-se usar muita fumaça para dispersar as abelhas acompanhantes da rainha, as quais fugirão em busca de mel, deixando a rainha isolada em seu local de trabalho.
Para se produzir geleia real, pode-se utilizar alguns métodos. Entre eles:
o método de Sadovnikov e a utilização de abelhas forrageadoras de pólen.
indução da presença da rainha nas colméias e o método de telas coletoras.
o método industrial e a utilização de realeiras encontradas durante a revisão.
raspagem das partes móveis das colméias e o método de Schirmer.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}