Listagem de Questões sobre Geral
Com relação aos alimentos, considere as afirmativas a seguir.
I. Os alimentos que se classificam como concentrado protéico apresentam menos que 20% de FB na matéria seca e mais que 18% de proteína bruta na matéria seca.
II. O farelo de algodão é uma boa fonte proteica para ruminantes, porém para animais monogástricos seu uso é limitado em função do gossipol presente neste.
III. A soja é um dos grãos mais produzidos pelo homem visto que, através desta, pode-se extrair grandes quantidades de óleos e como co-produto é produzido o farelo de soja, que apresenta grande importância na nutrição animal. Porém, alguns cuidados devem ser tomados para inativar vários fatores antinutricionais presentes na soja, como inibidor de tripsina, hemaglutininas, saponinas e fatores gointrogênicos.
IV. O estado do Paraná, em 2005, foi o maior produtor de trigo do Brasil, com uma produção de 3.012.040 toneladas, sendo que o destino deste é basicamente para produção de farinha de trigo. Como co-produto deste é produzido o farelo de trigo, que é utilizado na produção animal e que é classificado como concentrado proteico.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
O termo regressão é usado para designar a expressão de uma variável dependente em função de outra (X), considerada independente. Diz-se regressão de Y sobre X. Se a relação funcional entre elas é expressa por uma equação do 1º grau, cuja representação geométrica é uma linha reta, a regressão é dita linear. Nos dados seguintes, pode-se determinar o coeficiente de regressão linear entre o número de leitões desmamados e o peso da leitegada a desmama. Neste caso, a variável independente é o número de leitões desmamados (X) e o peso da leitegada em kg à desmama é a variável dependente (Y).
Pode-se afirmar que:
Para cada acréscimo de 1 leitão, teremos o aumento de 9,27 kg no peso da leitegada.
Para cada acréscimo de 1 leitão, teremos a diminuição de 9,27 kg no peso da leitegada.
Para cada acréscimo de 1 leitão, teremos o aumento de 11,1 kg no peso da leitegada.
Para cada acréscimo de 1 leitão, teremos a diminuição de 11,1 kg no peso da leitegada.
Para cada acréscimo de 1 leitão, teremos a diminuição de 10,27 kg no peso da leitegada.
Um experimento foi conduzido com o objetivo de comparar os efeitos de alguns fenos triturados na pigmentação da carcaça de frangos de corte. A parcela constituiu-se de 10 aves e o delineamento foi inteiramente casualizado. Os resultados da análise de variância do "grau médio de pigmentação" das carcaças dos frangos, no final do ensaio, foram os seguintes:
De acordo com os dados, considere as afirmativas a seguir.
I. Os tratamentos não possuem efeitos significativos (diferentes) sobre a característica analisada ao nível de 1% de significância.
II. Os diferentes fenos resultam na mesma pigmentação da carcaça de frangos de corte.
III. Existe diferença no efeito dos fenos sobre a pigmentação da carcaça de frangos de corte.
IV. Pelo menos dois dos tipos de fenos confrontados diferem entre si quanto ao efeito médio na pigmentação da carcaça de frangos.
Leia o texto a seguir:
"[...] Dentro dos limites mutáveis definidos pelo progresso técnico, elementos discretos do processo de produção têm sido conquistados pela indústria - a semeadura à mão pela máquina de semear, o cavalo pelo trator, o esterco por produtos químicos sintéticos. Assim, diferentes aspectos da produção agrícola foram transformados em setores específicos da atividade industrial. Este processo descontínuo porém persistente de eliminação de elementos discretos da produção agrícola, sua transformação em atividades agrícolas e sua reincorporação na agricultura sob a forma de insumos designamos apropriacionismo.
Os produtos da agricultura igualmente apresentaram problemas singulares para a produção industrial. O destino deles como alimento impedia sua simples substituição por produtos industriais. Entretanto, o surgimento da indústria alimentícia, argumentamos, representa um processo igualmente descontínuo, mas permanente, de alcançar a produção industrial de alimentos, que denominamos substitucionismo. Neste processo, a atividade industrial não apenas representa uma proporção crescente do valor agregado, mas o produto agrícola, depois de ser primeiramente reduzido a um insumo industrial, sofre cada vez mais a substituição por componentes não-agrícolas".
Fonte: GOODMAN, D.; SORJ, B. & WILKISON, J. Da Lavoura às Biotecnologias: agricultura e indústria no sistema internacional. Rio de Janeiro: Campus, 1990.
Com base no texto, é correto afirmar:
Apropriacionismo é o conceito que expressa o processo pelo qual o capital tende a eliminar o produto rural na produção industrial de alimentos, mitigando a base rural da atividade agrícola.
Substitucionismo é o conceito que expressa a dinâmica de reestruturação do processo de produção rural, à medida que os capitais agrícolas exploram novas oportunidades de acumulação.
Apropriacionismo e substitucionismo são processos idênticos de adaptação da agricultura moderna à evolução do modo de produção capitalista.
Apropriacionismo e substitucionismo são processos através dos quais a atividade agrícola é paulatinamente transformada em atividade industrial.
Apropriacionismo e substitucionismo são processos particulares e específicos da agricultura capitalista, através dos quais os capitais agrícolas buscam adaptar a dinâmica de seus ciclos de reprodução ampliada aos ciclos naturais da produção agrícola.
O Programa de Alimento Seguro (PAS), tem o seu foco principal no setor primário da cadeia produtiva dos alimentos. O programa utiliza como ferramenta básica o sistema de "boas práticas agrícolas" (BPA), "boas práticas pecuárias" (BPP) e Análise de Perigos, Pontos Críticos e Controles (APPCC). Assinale a alternativa que justifica os resultados da aplicação dessas ferramentas na produção de alimento:
Tem sua implementação viabilizada somente em propriedades de grande porte.
Tem sua aplicação viabilizada somente pelos órgãos públicos responsáveis pela fiscalização da cadeia produtiva de alimentos.
Aplica-se especialmente sobre o produto final, garantindo inocuidade para o consumidor.
Tem sua implementação associada às regras e princípios de boas práticas de produção e a avaliação de riscos em toda a cadeia, produtiva.
Tem por objetivo garantir a segurança dos alimentos e proteger o consumidor, permitindo a suspensão da ação fiscal.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}