Questões sobre Vigilância Epidemiológica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Vigilância Epidemiológica

Pesquisadores, interessados em identificar a associação existente entre classe social e processo de crescimento nos primeiros anos de vida, delinearam um estudo de caso-controle em um município paulista, valendo-se dos dados de um censo de estatura realizado no início do ano letivo, que examinou 13.636 escolares ingressantes na primeira série do ensino fundamental da rede de ensino, envolvendo 81 escolas estaduais e 19 escolas particulares do município.

Os casos foram selecionados entre os alunos menores de oito anos de idade com retardo do crescimento, ou seja, indicador altura-para-idade (A/I) < !2 escore Z (WHO, 1986), calculado pelo programa de computador do CASP/CDC (Center for Disease Control), tomando-se por base a população de referência do NCHS (National Center for Health Statistics, 1977). Os controles foram selecionados aleatoriamente entre aqueles ingressantes que apresentavam indicador A/I > !1 escore Z. A relação foi de 1:1 e um número amostral de 240 (incluídos 20% para perdas), estabelecendo-se um nível de 5% de significância estatística e 90% de poder do estudo.

Com base no texto apresentado, julgue os itens de 71 a 75.

O estudo em questão foi realizado com parte da população escolar, adotando-se a amostragem como base técnica do estudo epidemiológico.

Em 2007, em um município do estado do Acre, foram diagnosticados 117 casos de febre amarela, destacando-se 26 casos em indivíduos com menos de 15 anos de idade e 48 casos encontrados em idosos com menos de 60 anos de idade. A população estimada no local é de 2.820 pessoas, sendo 420 indivíduos idosos e 870 crianças e jovens abaixo dos 15 anos de idade.

Acerca dessa situação e dos conceitos epidemiológicos, julgue os itens a seguir.

Na população com mais de 15 e menos de 60 anos de idade do referido município, a incidência relativa de casos de febre amarela em 2007 seria abaixo de 26%.

Os dados epidemiológicos precisam ser processados através do cálculo, apresentação e interpretação, de modo sucessivo e lógico, de três tipos de medidas: de ocorrência, de associação e de significância estatística.

Em estudos epidemiológicos, a variável dependente é sempre expressa em número de pessoas acometidas por uma determinada doença ou falecidas. No cálculo dos coeficientes, deve-se ter o cuidado de excluir, no numerador, as pessoas não expostas ao risco, como as mulheres na determinação do câncer de próstata.

As afirmações dos dois primeiros períodos do texto fazem lembrar o velho axioma médico/epidemiológico: a morte cura, pois na população com maior expectativa de vida — e mais velha, portanto —, aumentam os doentes e diminuem os saudáveis.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis