Questões sobre Vigilância Epidemiológica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Vigilância Epidemiológica

Com respeito a epidemiologia e ao controle de doenças transmissíveis, julgue os próximos itens.

A peste é uma doença infecciosa cujo hospedeiro é o rato, no entanto, seu modo de transmissão ocorre por picadas de pulgas infectadas (vetores). Como principal medida de controle dessa enfermidade, deve-se providenciar a eliminação das pulgas.

      A influenza aviária é considerada uma zoonose, o que representa preocupação permanente aos agentes de saúde pública, uma vez que alguns subtipos, tais como H5N1, H9N2, H7N7 e H7N2 já foram transmitidos diretamente de aves domésticas para humanos.

        A introdução de doenças em um país pode ocorrer, entre outros meios, por tráfego de passageiros, importação de animais (vivos, material de multiplicação, produtos para consumo humano e animal e produtos para uso industrial e farmacêutico), produtos biológicos, descarte de bordo, aves migratórias, correspondência postal e etc.

Com relação à enfermidade de que trata o texto acima, julgue os itens que se seguem.

O subtipo H5N7 tem-se mostrado altamente patogênico também aos seres humanos, ocasionando doença severa e óbitos, havendo grande preocupação de que o vírus possa adquirir a capacidade de transmissão direta entre humanos, o que, nesse caso, poderia resultar em uma nova pandemia mundial de gripe.

Com respeito a epidemiologia e ao controle de doenças transmissíveis, julgue os itens de 101 a 109.

O controle de vetores, o controle químico e o controle ambiental têm papel decisivo no controle da esquistossomose, cujo hospedeiro é o cavalo; e da leishmaniose, cujo vírus é hospedado pelo bicho-preguiça.

Os profissionais de saúde estão constantemente sob risco significativo de contrair ou transmitir doenças como hepatites A e B, influenza, sarampo, caxumba, rubéola e varicela. Para essas doenças, existem procedimentos de imunização, no entanto, para outras infecções, tais como tuberculose e HIV, até o momento, tais procedimentos não são disponíveis.

O interesse despertado pelas doenças emergentes pode ser o estímulo para que se desfaça a falsa dicotomia entre estudos descritivos e analíticos.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis