Questões sobre Sistema Único de Saúde (SUS)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Sistema Único de Saúde (SUS)

Segundo a Organização Mundial da Saúde, à farmacovigilância é ciência e atividades relativas a identificação, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou qualquer problema possível relacionado com fármacos. Esse campo de atividade tem-se expandido e, recentemente, incluiu novos elementos de observação e estudo, como:

I - Plantas medicinais e medicina tradicional e complementar.

II - Produtos derivados de sangue.

III - Vacinas.

IV - Saneantes.

São elementos corretos:

Analise as afirmativas que se seguem sobre a política nacional de medicamentos:

I - A adoção de uma relação de medicamentos essenciais faz parte das diretrizes para assegurar o acesso da população a medicamentos seguros, eficazes e de qualidade.

II - É obrigatória a adoção da denominação comum brasileira ou internacional nas compras e licitações públicas de medicamentos.

III - O uso irracional e desnecessário de medicamentos e o estímulo à automedicação, induzida pela propaganda enganosa, são fatores importantes na demanda por medicamentos.

IV - A promoção do uso racional de medicamentos, passa por um processo educativo dos consumidores acerca dos riscos da automedicação.

V - As ações de farmacovigilância, além de tratar dos efeitos adversos, devem ser utilizadas também para assegurar o uso racional dos medicamentos, reorientando procedimentos relativos à prescrição e à dispensação de produtos.

São corretas:

Na conformidade do ideário democrático, ao longo da Constituição Federal de 1988, estão assegurados os direitos das pessoas portadoras de deficiências nos mais diferentes campos e aspectos, na qual instrumentos legais foram estabelecidos, regulamentando os ditames da Constituição Federal de 1988 relativos à Política Nacional de Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência, destacando-se as Leis N.º 7.853/89 e N.º 8.080/90 e o Decreto N.º 3298/99. Neste Decreto, considera-se:

De acordo com a NOAS-SUS 01/2001, assinale a alternativa que não constitui uma área de atuação estratégica mínima para habilitação dos municípios na condição de Gestão Plena da Atenção Básica Ampliada (GPABA):

A LEI Nº. 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990, dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Neste sentido, assinale a alternativa que corresponde ao Art. 1o da referida Lei.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis