Questões sobre Saúde Pública

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Saúde Pública

O problema das zoonoses é destacado por vários autores, sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA:

Sobre a Medicina Veterinária e Saúde Pública, é correto afirmar:
I. A saúde pública veterinária compreende todos os esforços da comunidade que influenciam e são influenciados pela ciência médica veterinária, aplicados à prevenção da doença, proteção da vida, e promoção do bem-estar e eficiência do ser humano. II. São consideradas atividades da saúde pública veterinária, as zoonoses, a higiene dos alimentos e os trabalhos de laboratório, de biologia e as atividades experimentais. III. São inúmeras as contribuições da Medicina Veterinária para a saúde humana. A primeira e mais básica função do sanitarista veterinário está fundamentada no contexto puramente veterinário por sua conexão com os animais inferiores e suas doenças, relacionado à saúde e bem-estar humanos. IV. A formação conferida aos médicos veterinários, não os qualifica para desempenhar funções generalistas, funções como a administração, o planejamento e a coordenação de programas de saúde pública, devem ser executadas por outros membros da equipe de saúde pública
A sequência correta é:

Desde o início do século passado, unidades responsáveis pela execução das atividades de controle de zoonoses vêm sendo estruturadas no Brasil, a partir da criação dos primeiros canis públicos construídos nas principais capitais. As atividades dessas unidades foram gradativamente ampliadas, a partir do início da década de 1970, com a criação dos primeiros Centros de Controle de Zoonoses (CCZ), que tinham suas ações voltadas para o recolhimento, a vacinação e a eutanásia de cães, com vistas ao controle da raiva. São consideradas doenças zoonóticas:

“Nos últimos anos, o termo One Health vem ganhando espaço cada vez maior dentro das discussões científicas que tratam de questões ligadas à saúde e epidemiologia. No português, Saúde Única, o termo trata da integração entre a saúde humana, a saúde animal, o ambiente e a adoção de políticas públicas efetivas para prevenção e controle de enfermidades trabalhando nos níveis local, regional, nacional e global. No mundo, estima-se que as zoonoses causem 2,5 bilhões de casos de doença e 2,7 milhões de mortes anualmente. Além disso, estima-se que cinco doenças novas humanas surgem a cada ano, sendo três delas de origem animal. Por isso é necessária a abordagem Saúde Única para entender melhor as zoonoses e doenças infecciosas.”
Disponível em: http://bioemfoco.com.br/noticia/one-healthconceito-saude-unica/ adaptado em 30/03/2020.
Nesse contexto, avalie as afirmativas abaixo sobre as seguintes zoonoses:
1. O controle das Leishmanioses está entre as ações a serem desenvolvidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sob responsabilidade das Secretarias Estaduais e Municipais. 2. Na área urbana, o cão (Canis familiaris) é a principal fonte de infecção da leishmaniose visceral. 3. Nos casos de suspeita clínica de raiva, o animal deve ser imediatamente eutanasiado por médico veterinário. 4. Em áreas endêmicas, não é necessário vacinar os animais contra raiva, somente quando houver foco da doença. 5. A febre maculosa é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Considerando OS FATORES envolvidos no surgimento de doenças emergente assinale a/(as) alternativa(s) CORRETA(s).
I. Modelos de desenvolvimento econômico determinando alterações ambientais, migrações, processos de urbanização sem adequada infraestrutura urbana, grande obras como hidrelétricas e rodovias. II. Desenvolvimento de uma consciência ecológica voltada para a preservação da saúde única, onde todos homem-fauna-flora-meio ambiente são um só organismo vivo. III. Incorporação de novas tecnologias médicas,com uso disseminado de procedimentos invasivos e uso indiscriminado de antibióticos. IV. Aprimoramento das técnicas de diagnóstico, possibilitando diagnósticos etiológicos mais precisos. V. Desestruturação/inadequação dos serviços de saúde e/ou desatualização das estratégias de controle de doenças.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis