Questões sobre Microbiologia em Veterinária

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Microbiologia em Veterinária

#Questão 1074565 - Veterinária, Microbiologia em Veterinária, FGV, 2022, PC-AM, Perito Criminal - 4ª Classe - Veterinária

Tuberculina PPD é o extrato proteico obtido pela precipitação de proteínas produzidas por micobactérias cultivadas em meio sintético, isento de restos de meios de cultura e proteínas estranhas, diluídas na concentração adequada para seu uso.

A respeito da tuberculina é correto afirmar que

#Questão 1074647 - Veterinária, Microbiologia em Veterinária, FAURGS, 2022, SES-RS, Médico Veterinário - Edital nº 15

Considere as seguintes afirmativas sobre o Clostridium botulinum, bactéria gram-positiva, anaeróbia estrita e formadora de esporos.

I - É bastante resistente ao calor.
II - As neurotoxinas produzidas por essa bactéria não são resistentes ao calor.
III- O congelamento e o resfriamento inibem o crescimento desse microrganismo.

Quais estão corretas?

O médico-veterinário desempenha um papel fundamental na segurança alimentar, trabalhando, entre outras frentes, na investigação e na prevenção de doenças transmitidas por alimentos. No que se refere a esse assunto, julgue o item.


A Yersinia enterocolitica, bactéria comumente encontrada no leite e em seus derivados, apresenta alta virulência, frequentemente ocasionando gastroenterites graves e infecções generalizadas.

Infecção causada por bactérias do gênero Brucella e que nas fêmeas dos animais domésticos (bovinos, ovinos, caprinos, porcinos) pode levar ao abortamento, sem ser este patognomônico; aborto contagioso das vacas, aborto epizoótico, aborto infeccioso, moléstia de Bang. Brucella é um gênero de bactérias gram-negativas causadoras de brucelose, uma zoonose caracterizada por uma infecção granulomatosa crônica. A espécie considerada mais patogênica e invasora em humanos é a:

Doenças transmitidas por alimentos (DTA) são aquelas causadas pela ingestão de alimentos e/ou água contaminados. Existem mais de 250 tipos de DTA no mundo, sendo que a maioria delas são infecções causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e outros parasitas. O controle microbiológico dos alimentos principalmente aqueles de origem animal é fundamental para a higiene e saúde pública veterinária, uma vez que os alimentos estão sujeitos a contaminação de microrganismos patogênicos, diante disso surge a importância da inspeção e fiscalização desses alimentos nos estabelecimentos industriais e comercias. A respeito disso assinale a alternativa que não apresenta aspectos de agentes microbianos causadores de doenças transmitidas por alimentos (DTA):

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis