Questões sobre Defesa Sanitária

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Defesa Sanitária

Ainda em relação à Peste Suína Clássica (PSC), é correto afirmar que em termos de ocorrência da doença no Brasil, a doença encontra-se erradicada em todos os municípios das seguintes regiões:

Em abril de 2000, depois de seis anos e quatro meses sem ocorrência da doença, o Rio Grande do Sul decidiu suspender a vacinação contra a febre aftosa em busca do status de área livre da enfermidade sem imunização. Em agosto, porém, surgiu na cidade de Jóia o primeiro dos poucos mais de 20 focos que acabariam se espalhando também pelos municípios de Augusto Pestana, Eugênio de Castro e São Miguel das Missões, todos na região noroeste do Estado. Em relação ao vírus da febre aftosa e à doença por ele causada, é correto afirmar que:

O Brasil segue as orientações da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e do Código Zoossanitário Internacional (CZI) para o estabelecimento interno de Instruções Normativas e Programas Sanitários, visando ao controle e erradicação de doenças de alto impacto econômico e/ou zoonótico no país.
Acerca do tema, considere a alternativa correta.

Em 1882 Robert Koch descobriu o bacilo da tuberculose, uma bactéria altamente patogênica que foi considerada como o mal do Século XX, sendo responsável por um de cada quatro óbitos em humanos. Sabe-se que a tuberculose é uma importante zoonose circulando entre homens e animais domésticos. Considerando os agentes etiológicos da tuberculose animal e humana assinale a assertiva CORRETA, RESPECTIVAMENTE com os agentes das duas doenças.

Em 1887 David Bruce descobriu uma bactéria presente em pacientes que morreram de febre com morte súbita, a doença até então desconhecida passou a ser conhecida como brucelose, tendo a descrição etiológica realizada posteriormente, sendo alocada no gênero Brucella spp. considerando essa importante zoonose leia as assertivas e assinale a(s) CORRETA(s).
I - são cocobacilos, Gram negativos, aflagelados, intracelulares facultativos, crescem em meios ricos em CO2, possuem como principal fator de virulência a composição do LPS (cadeias A e M) do polissacarídeo O. II – são bactérias espirais, Gram negativos, aflagelados, intracelulares obrigatórios, crescem em meios ricos em CO2, possuem como principal fator de virulência a composição do LPS (cadeias A e M) do polissacarídeo O. III- são cocobacilos, Gram negativos, aflagelados, intracelulares facultativos, crescem em meios ricos em CO2, o único fator de virulência é a presença de enzimas inibidoras que impedem a formação do fagolissossomo. IV- são cocobacilos, Gram negativos, aflagelados, intracelulares obrigatórios, crescem em meios ricos em O2, tem como fator de o único fator de virulência a presença de LPS de cadeia longa. V- são cocobacilos, Gram negativos, aflagelados, intracelulares facultativos, crescem em meios ricos em CO2, são classificadas em lisas e rugosas conforme a composição molecular do LPS (cadeias A e M) do polissacarídeo O que possui cadeia longa.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis