Questões de Veterinária do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Veterinária do ano 2025

#Questão 1129100 - Veterinária, Clínica Médica Veterinária, UFCG, 2025, UFCG, Médico Veterinário – Área Clínica de Pequenos

Analise as afirmativas abaixo sobre a síndrome das vias respiratórias braquicefálicas:

I - As anomalias predominantes e facilmente identificadas são estenose das narinas, alongamento do palato mole e, em buldogues, hipoplasia de traqueia.
II - A administração de glicocorticoides de ação curta pode reduzir a inflamação secundaria e o edema de faringe e laringe, aumentando, consequentemente, o fluxo de ar.
III - A obstrução prolongada das vias respiratórias superiores pode levar a eversão dos sáculos laríngeos e colapso da laringe, sendo o colapso da laringe considerado um indicador de mau prognóstico.

Referente as proposições acima, assinale a alternativa CORRETA:

#Questão 1129101 - Veterinária, Intoxicações, Pesticidas e Envenenamento, UFCG, 2025, UFCG, Médico Veterinário – Área Clínica de Pequenos

Qual dos agentes terapêuticos citados abaixo não está relacionado como causa de intoxicação hepática em gatos?

#Questão 1129102 - Veterinária, Clínica Médica Veterinária, UFCG, 2025, UFCG, Médico Veterinário – Área Clínica de Pequenos

Alguns testes diagnósticos em oftalmologia requerem o uso de certos equipamentos, bem como fármacos e corantes vitais para avalição de determinadas estruturas. Assinale a alternativa que condiz com o exame oftálmico realizada por Teste de Schirmer, Teste de Rosa de bengala, Teste da fluoresceína, Tonometria, respectivamente:

#Questão 1129103 - Veterinária, Farmacologia Veterinária, UFCG, 2025, UFCG, Médico Veterinário – Área Clínica de Pequenos

A cardiotoxicidade em cães é comprovada como uma complicação que pode ocorrer pelo uso de qual dos quimioterápicos citados abaixo?

#Questão 1129104 - Veterinária, Clínica Médica Veterinária, UFCG, 2025, UFCG, Médico Veterinário – Área Clínica de Pequenos

Foi atendido um cão, Buldogue francês, de dois anos de idade, com histórico de prurido intenso, há aproximadamente 3 meses, em regiões perioral, cervical e interdígitos (com intensa lambedura das patas). Paciente vive em apartamento, sem contato com outros animais, come ração comercial e faz controle periódico de ectoparasitas. Ao exame físico, apresenta eritema, hiperqueratose em interdígitos, lábios inferiores e eritema cervical ventral. A suspeita principal é dermatite atópica canina. Considerando o caso hipotético, e as dermatopatias alérgicas, analise as afirmativas abaixo:

I - A dermatite atópica canina, uma desordem cutânea alérgica, de caráter inflamatório, crônico e multifatorial (decorrente da perda da integridade da barreira epidérmica e da desregulação do sistema imune), pode se desenvolver em animais com predisposição genética (racial), submetidos à presença de alérgenos geralmente ambientais (como pólen e ácaros).
II - Na dermatite atópica canina, geralmente os animais começam a apresentar sinais clínicos dermatológicos entre 6 meses e 7 anos de idade. Esses sinais podem ser suaves no primeiro ano e irem se agravando progressivamente, fazendo com que a maioria dos cães desenvolvam a enfermidade geralmente até os 3 anos de vida.
III - Na dermatite atópica canina, os corticoides são as drogas mais eficientes no controle do prurido e, também, com os maiores efeitos colaterais. Porém, há alternativas de medicamentos com efeitos imediatos na inflamação e prurido, como: ciclosporina, oclacitinib e lokivetmab.

Referente as proposições acima, assinale a alternativa CORRETA:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis