Questões de Veterinária do ano 2023

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Veterinária do ano 2023

Após quase vinte anos sem registro de uma doença em suínos no Rio Grande do Sul, em 2003, 27 mil animais foram sacrificados por conta dessa doença, que reapareceu no final de 2022 em uma pequena criação no interior do município de São Gabriel. Segundo a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), a doença é uma infecção não transmissível para os seres humanos, mas pode afetar outros mamíferos. Em cães e gatos, o risco existe se entrarem em contato com as vísceras de um animal infectado. O trecho acima refere-se à qual doença? 

O confinamento na produção de aves resultou no estreitamento do espaço físico com o uso de gaiolas e no aumento de animais criados por metro quadrado, principalmente nas granjas de aves de postura. Em função disso, eleva-se o nível de atenção que o produtor deve ter em relação à sanidade da instalação no que se refere ao acúmulo de resíduos como esterco e restos de ração, que podem se tornar um meio ideal para a proliferação de ectoparasitas como o chamado “piolho da galinha”. Esses piolhos são ácaros de hábitos hematófagos noturnos que, ao se alimentarem com o sangue da ave, adquirem uma coloração avermelhada e por essa razão também são conhecidos como ácaro vermelho. Durante o dia, escondem-se nas frestas e esconderijos nas instalações das aves. O nome científico desse ácaro de hábitos alimentares noturnos é:

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem mais de 200 diferentes zoonoses, sendo que 75% das doenças infecciosas humanas têm sua origem em animais. A transmissão pode ocorrer através do contato direto com excreções ou contato físico como arranhaduras e mordidas. De forma indireta, pode acontecer através de vetores como alguns insetos. Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa que relaciona corretamente a zoonose com a espécie animal envolvida na sua transmissão/manutenção
I. Carbúnculo Hemático – Peixes e mamíferos terrestres. II. Raiva – Mamíferos terrestres e voadores. III. Clamidiose – Aves domésticas e silvestres. IV. Leptospirose – Aves aquáticas e mamíferos aquáticos. V. Toxoplasmose – Felídeos e caninos.

O conhecimento de animais Persistentemente Infectados (PI) por vírus é importante para o conhecimento da patogenia do vírus da Diarreia Viral Bovina (BVDV). Esses animais se constituem no principal fator de disseminação natural no rebanho, porque eliminam durante toda a sua vida uma grande quantidade do vírus em secreções e excreções. Muitos animais PI podem ser clinicamente saudáveis. Se alguma fêmea PI chegar à idade adulta e for reprodutora, a sua progênie também será PI. Qual a condição para que um bovino seja persistentemente infectado?

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os nomes das doenças com seus agentes causais.
Coluna 1 1. Helmintose gastrintestinal. 2. Helmintose pulmonar. 3. Ectoparasitose.
Coluna 2 ( ) Cooperia spp. ( ) Bunostomum phlebotomum. ( ) Dictyocaulus viviparus. ( ) Amblyomma cajennense. ( ) Dermatobia hominis.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis