Questões de Veterinária do ano 2023

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Veterinária do ano 2023

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a tuberculose é uma zoonose significativa que afeta entre 16 e 20 milhões de pessoas em todo o mundo. Sobre a tuberculose, considere as seguintes afirmativas:


I. A transmissão mais comum da tuberculose bovina para os seres humanos ocorre através da ingestão de leite cru e seus derivados contaminados com Mycobacterium bovis.

II. O aumento da incidência de tuberculose humana causada por Mycobacterium bovis tem sido relacionado à detecção de estirpes resistentes à pasteurização do leite, de acordo com a OMS.

III. A tuberculose é uma doença ocupacional que está frequentemente associada ao contato humano com rebanhos leiteiros e ao trabalho em matadouros de bovinos.


Assinale a alternativa correta: 

Estudos da homologia do DNA estabeleceram alterações taxonômicas marcantes em relação à classificação antigênica, de modo que o gênero Leptospira passou a ser classificado como genoespécies. Essas espécies são classificadas em não patogênicas, intermediárias e patogênicas. Esse último grupo é responsável por causar a leptospirose, conhecida por sua elevada letalidade em animais acometidos e grande preocupação em saúde pública. Sendo assim, marque a alternativa que apresenta uma espécie de Leptospira patogênica: 

Enfermidades relacionadas a diferentes sorotipos do gênero Salmonella possuem um potencial zoonótico significativo, caracterizadas por sinais clínicos entéricos e septicêmicos em animais e humanos. Marque a alternativa que apresente corretamente sorotipos em que animais domésticos em geral e seres humanos são comumente susceptíveis, com enterite e diversas afecções extraentéricas como curso clínico: 

A toxoplasmose é uma coccidiose dos felídeos causada pelo Toxoplasma gondii, um parasita intracelular obrigatório de ciclo de vida facultativamente heteróxeno. É uma das doenças parasitárias de potencial zoonótico mais comuns em todo o mundo, ou seja, afetando seres humanos e outros animais. Contudo, a participação de gatos na epidemiologia da doença é classificada como: 

A criptococose não é uma doença contagiosa que é transmitida diretamente do animal doente para os seres humanos, tampouco de animal para animal, pois observa-se que a levedura não se aerossoliza em condições de parasitismo. Contudo, a doença é tida como um grande problema de saúde pública nos grandes centros urbanos, principalmente pela exposição e contaminação ambiental de locais com alta infestação de:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis