Questões sobre Terapia Ocupacional Aplicada à Saúde Mental, Reabilitação Psicossocial, Disfunções Sensoriais, Neuroanatomia e Neuropsicologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Terapia Ocupacional Aplicada à Saúde Mental, Reabilitação Psicossocial, Disfunções Sensoriais, Neuroanatomia e Neuropsicologia

No Brasil, algumas experiências de cooperativas sociais foram implantadas nos anos 1990 sob a perspectiva do referencial de reabilitação psicossocial italiano, no qual o cooperativismo social foi e ainda é a estratégia utilizada para inserção no trabalho de usuários de serviços de saúde mental. No Brasil, as ações de inserção por meio do trabalho cooperativo e autogestionário ganharam força a partir de 2004, quando

No trabalho com crianças com síndrome de Down, o terapeuta ocupacional busca o desenvolvimento de diferentes habilidades com base no uso da atividade como recurso terapêutico, e pode auxiliar seu desenvolvimento com ações que enfoquem o desempenho ocupacional, objetivando o aumento da capacidade funcional e a criação de oportunidades para a realização de atividades de autocuidado e daquelas que possibilitem a interação em diferentes contextos. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta:

A última edição do Atlas de Saúde Mental da Organização Mundial da Saúde (OMS, 2021), que inclui dados de 171 países, consiste em um compilado de dados sobre políticas de saúde mental, legislação, financiamento, recursos humanos, disponibilidade e utilização de serviços, e sistemas de coleta de dados; além de monitorar o progresso em direção ao cumprimento das metas do Plano de Ação Integral de Saúde Mental da OMS. Segundo o Atlas de Saúde Mental (OMS, 2021), é correto afirmar que:

O parkinsonismo é uma desordem crônica e progressiva do sistema nervoso central que acomete os núcleos da base, caracterizado pela presença de tremor, bradicinesia, rigidez muscular e instabilidade postural. Com a progressão da patologia, há a exacerbação dos sintomas, o que intensifica o impacto no desempenho ocupacional. Nesse estágio, o tratamento terapêutico ocupacional deve focalizar, EXCETO: 

O Traumatismo Crânio Encefálico (TCE) é definido como dano ao tecido cerebral causado por evento traumático que pode ocasionar diminuição ou alteração do nível da consciência e consequentes déficits cognitivo, comportamental e/ou físico.
Fonte: FARIA, I. Disfunções Neurológicas. In: CAVALCANTE, A; GALVÃO, C. Terapia Ocupacional - Fundamentação e Prática. Editora Guanabara. Cap. 20. p. 187-215. 2007.
A abordagem inicial do terapeuta ocupacional com pacientes acometidos por um TCE deve focar, EXCETO: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis