Questões de Terapia Ocupacional do ano 2023

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Listagem de Questões de Terapia Ocupacional do ano 2023

Na relação terapeuta-atividade-membros, desencadeada no grupo, são considerados recursos potencializadores, EXCETO: 

O trabalho em grupo pode ser compreendido como uma ferramenta para assistência à saúde, de pessoas hospitalizadas, com vistas a:
I. Possibilitar aos envolvidos, sejam eles usuários e/ou familiares, independência, autonomia, cessando os efeitos do processo de adoecimento.
II. Favorecer o resgate do lugar do sujeito como protagonista na condução de sua própria saúde.
III. Ressignificar o processo de adoecimento como parte integrante da vida, promovendo uma cisão entre saúde e doença, internação e vida cotidiana.
IV. Favorecer mudanças de comportamentos e atitudes voltadas para a capacidade de enfrentamento das adversidades no espaço hospitalar.
Quais estão corretas?

Dada a interrupção da cotidianidade decorrentes do processo de hospitalização, cabe ao terapeuta ocupacional planejar as ações de cuidado na perspectiva da integralidade e humanização da atenção à saúde. Sobre essas ações, assinale a alternativa INCORRETA.

Sobre a atuação da terapia ocupacional no campo da educação, analise as assertivas a seguir:
I. Hesita entre um trabalho no campo da educação pautada em premissas biomédicas, segregacionistas e de ações em escolas especiais e classes especiais ou na consolidação de ações na escola regular, contribuindo para o enfrentamento dos processos de exclusão ou de inclusão perversa.
II. Para a Terapia Ocupacional, as mudanças de rumo nas políticas públicas não têm forte impacto na constituição do campo, porque as políticas educativas não influenciam as práticas dos terapeutas ocupacionais.
III. O trabalho do terapeuta ocupacional na escola se limita a ações com estudantes com deficiência, não sendo necessário o desenvolvimento de ações para todos os estudantes, familiares, educadores e comunidade escolar.
Quais estão corretas?

No estudo de Lourenço et al. (2020), o qual objetivou identificar a compreensão de gestores de Unidades de Saúde da Família de municípios que não contam com CAPSij, sobre saúde mental infanto juvenil, as autoras indicaram que os profissionais relacionam as questões de saúde mental diretamente às questões econômicas e sociais vivenciadas por crianças e adolescentes. Além disso, os resultados identificaram que o cuidado com as crianças e adolescentes em sofrimento psíquico tende a ser centralizado nos seguintes profissionais: 

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