Questões de Engenharia de Telecomunicações do ano 2010

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia de Telecomunicações do ano 2010

De acordo com a Lei Geral de Telecomunicações, poderá ser decretada intervenção em uma concessionária, por ato da Agência, em caso de

Amplificadores de classe C eficientes podem ser usados para amplificar a potência de um sinal FM, sem que isso degrade a informação contida no sinal FM. Para amplificar a potência de sinais AM sem degradar a informação, é preciso usar amplificadores lineares de classe A ou AB, que são muito menos eficientes na conversão de potência CA ou CC para potência de RF.

Com relação à propagação de ondas eletromagnéticas nas diferentes faixas de frequência, julgue os itens seguintes.

Micro-ondas se propagam por múltiplos caminhos, por isso, são a faixa de frequências mais importante para comunicações.

Com relação a refração de ondas eletromagnéticas e propagação em radiovisibilidade, julgue os itens a seguir.

O fenômeno de refração é definido primariamente como a mudança de percurso que ocorre em uma onda transmitida, quando ela incide na fronteira entre dois dielétricos que apresentam constantes dielétricas diferentes.

O sinal transmitido interage com o canal radiomóvel de forma complexa. O sinal transmitido de um usuário é desvanecido em pequena e em larga escala. Em um sistema multiusuário, o sinal transmitido é, também, degradado pela interferência cocanal e pela interferência de canal adjacente. Desse modo, é necessário entender, caracterizar e modelar o canal radiomóvel, a fim de desenvolver algoritmos que possam suprir ou aproveitar os efeitos de desvanecimento no sinal transmitido. Por meio do conhecimento dos parâmetros que caracterizam o canal, podem ser desenvolvidos esquemas de transmissão e recepção com o objetivo de minimizar o efeito do canal. Com relação a esse tema, julgue os itens seguintes.

A dispersão do sinal, caracterizada pelo espalhamento de retardos, é ocasionada pela multiplicidade de sinais que chegam ao receptor percorrendo caminhos diferentes, cada um com sua amplitude, seu retardo temporal e seu ângulo de chegada. No receptor, esses sinais combinam-se vetorialmente, ocasionando pontos de sinais fortes ou de sinais fracos, causando, assim, a interferência intersimbólica.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis