Questões sobre Fenômenos de reflexão, refração e difração

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Fenômenos de reflexão, refração e difração

Acerca de antenas e propagação, julgue os itens seguintes.

Refração é o fenômeno físico mediante o qual as radiações eletromagnéticas contornam os obstáculos físicos.

A respeito de propagação de ondas eletromagnéticas, julgue os itens subsecutivos.

Pelo fenômeno da difração, é possível explicar a propagação de ondas troposféricas.

Considere o plano separando o vácuo (z < 0) de um meio não magnético (z > 0), com condutividade nula e constante dielétrica igual a 16. Considere, ainda, que uma onda plana uniforme, com frequência de 300 MHz, oriunda do vácuo, incida normalmente no plano z = 0. Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.

Em z = 0, o módulo do coeficiente de reflexão de tensão é menor que 0,7.

Ao analisar um enlace de comunicações, um engenheiro verificou que poderia considerar a Terra, entre o transmissor e o receptor, como plana, e que o sinal captado na recepção seria a soma do raio direto com o raio refletido no solo, sem nenhuma obstrução. Sabe-se que, para esse tipo de modelo, após certa distância do transmissor, a potência do sinal apresenta um decaimento proporcional à d−4, onde d é a distância ao transmissor. Essa região é denominada Zona de Difração. Considera-se o ponto mais afastado do transmissor, no qual a intensidade do campo elétrico apresenta um valor igual à intensidade do campo elétrico no espaço livre, como o início da Zona de Difração. A frequência do sinal empregada é de 300 MHz e tanto a antena transmissora quanto a antena receptora estão em uma altura de 10 m do solo. O valor da distância ao transmissor, para esse enlace, em metros, no qual a Zona de Difração se inicia é

Com relação a refração de ondas eletromagnéticas e propagação em radiovisibilidade, julgue os itens a seguir.

O fenômeno de refração é definido primariamente como a mudança de percurso que ocorre em uma onda transmitida, quando ela incide na fronteira entre dois dielétricos que apresentam constantes dielétricas diferentes.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis