Questões de Sociologia da FCC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Sociologia da FCC

#Questão 1069696 - Sociologia, Mundo do trabalho, FCC, 2022, SEC-BA, Professor Padrão P - Grau III - Ciências Humanas: Sociologia

A uberização do trabalho define uma tendência em curso que pode ser generalizável pelas relações de trabalho, que abarca diferentes setores da economia, tipos de ocupação, níveis de qualificação e rendimento, condições de trabalho, em âmbito global. Derivado do fenômeno social que tomou visibilidade com a entrada da empresa Uber no mercado, em realidade o termo uberização se refere a processos que não se restringem a essa empresa nem se iniciam com ela, e que culminam em uma nova forma de controle, gerenciamento e organização do trabalho.
(Adaptado de: ABÍLIO, Ludmila Costhek. “Uberização: a era do trabalhador just-in-time?”. Estudos Avançados, v. 34, n. 98, 2020, p. 111-126)
Considere as seguintes proposições a respeito dessas mudanças mais recentes no mundo do trabalho conhecidas como “uberização do trabalho”:
  I. Trata-se de um processo de informalização do trabalho, que reconfigura o próprio trabalho informal, podendo ser compreendido como uma nova etapa da flexibilização do trabalho.  II. É uma nova forma de organização dos processos de trabalho, na qual a sindicalização torna-se o meio principal de fortalecimento das lutas coletivas. III. Refere-se aos processos de desregulamentação típicos do neoliberalismo e ao papel ativo do Estado na destituição de direitos, mediações e fiscalização das relações trabalhistas.  IV. Diz respeito aos modelos contemporâneos de gestão do trabalho que transferem custos e riscos aos trabalhadores, resultando em novos modos de subjetivação.   V. Mostra-se como um novo meio de monopolização das atividades econômicas e de centralização do controle sobre o trabalho.
Está correto o que se afirma APENAS em: 

#Questão 1069697 - Sociologia, O processo de socialização, FCC, 2022, SEC-BA, Professor Padrão P - Grau III - Ciências Humanas: Sociologia

A escola ocupou um lugar central na sociologia desde as origens da disciplina, o que se refletiu nas teorias, conceitos e objetos de pesquisa. Em relação às diferentes abordagens sociológicas acerca da instituição escolar, é correto afirmar que 

#Questão 1069698 - Sociologia, O nascimento da sociologia, FCC, 2022, SEC-BA, Professor Padrão P - Grau III - Ciências Humanas: Sociologia

A origem da sociologia como um campo específico do saber científico, dotado de método e objeto de reflexão próprios, está associada a uma profunda renovação das bases sociais, políticas e econômicas verificadas no continente europeu entre os séculos XVI e XIX que ficou conhecida como “modernidade”. As principais correntes de pensamento que emergiram neste contexto e contribuíram diretamente para a constituição e desenvolvimento da sociologia foram: 

#Questão 1069699 - Sociologia, Meio ambiente e sociedade, FCC, 2022, SEC-BA, Professor Padrão P - Grau III - Ciências Humanas: Sociologia

O procedimento estatístico que tem por finalidade estabelecer generalizações sobre uma população com base em um subconjunto cientificamente selecionado dessa mesma população é:  

[…] Florestan, tendo inspirado a juventude que fundou o Movimento Negro Unificado, no final dos anos 1970, [percebeu] que a democracia racial brasileira, mais que um ideal normativo […], tinha se transformado em mito. Mito não no sentido de falsidade, como alguns pensam, mas no sentido de uma ideologia dominante, de uma percepção de classe que pensa o seu ideal de conduta como verdade efetiva. O mito consistiria em tomar o que eram desigualdades raciais – próprias da ordem racial escravocrata – como desigualdades de classes da ordem competitiva – próprias do capitalismo industrial. A burguesia e a classe média brasileiras projetavam tal ideal de comportamento de classe de modo a encobrir o seu racismo.
(Adaptado de: GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo. Prefácio. In: FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classes: o legado da “raça branca”. v. 1. 5.ed. São Paulo: Editora Globo, 2008, p. 12-13) 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis