Listagem de Questões sobre Geral
Segundo Cuche, Bourdieu trata a cultura no sentido antropológico, mas recorre para tal a outro conceito que é o de
ethos, ou seja, sistemas de disposições duráveis e instransponíveis, infraestruturas predispostas a funcionar como estruturas estruturantes, isto é, a funcionar como princípios geradores e organizadores de práticas e de representações.
habitus, ou seja, sistemas de disposições duráveis e transponíveis, estruturas estruturadas predispostas a funcionar como estruturas estruturantes, isto é, a funcionar como princípios geradores e organizadores de práticas e de representações.
trocas simbólicas, ou seja, sistemas de disposições duráveis e transponíveis, estruturas estruturadas dispostas a operar como mercadorias materiais e simbólicas no universo semântico do signo.
habitus, ou seja, sistemas de disposições permeáveis e efêmeros, estruturas estruturadas dispostas a funcionar como estruturas estruturantes, isto é, a funcionar como princípios operadores de lógicas de mercado e de trocas simbólicas.
ethos, ou seja, sistemas de disposições efêmeros, porque são intercambiáveis, estruturas estruturadas predispostas a funcionar como estruturas estruturantes, isto é, a funcionar como princípios geradores e organizadores de práticas e de representações de significados materiais e simbólicos.
Cuche, em “Memorando para o Estudo da Aculturação”, afirma que, em 1936, conceituou-se aculturação como
o conjunto de fenômenos que resultam de um contato contínuo e direto entre grupos de indivíduos de culturas diferentes e que provocam mudanças nos modelos culturais iniciais de um ou dos dois grupos.
abordagem exercida pelos antropólogos e sociólogos sobre a cultura dos povos sem escrita.
a abordagem exercida pelos sociólogos sobre os fenômenos culturais presentes nas sociedades modernas.
uma abordagem sobre os fenômenos culturais que resultam das relações entre culturas particulares.
o conjunto de fenômenos que são frutos das relações socioculturais presentes entre grupos, indivíduos e instituições e que tem a capacidade de gerar novos modelos culturais.
Cuche, informa-nos que devemos a Franz Boas a concepção antropológica do “relativismo cultural”. Para Cuche, o relativismo cultural de Boas é
uma abordagem funcionalista e semiótica da cultura.
uma metodologia da história cultural dos povos sem história.
uma ciência positiva em busca de significados culturais.
um princípio metodológico e uma concepção relativista da cultura.
uma teoria sociológica da cultura fundada a partir de princípios evolucionistas.
Segundo Cuche, a primeira definição etnológica de cultura deve-se ao antropólogo Edward Tylor. Nela ele retoma também o conceito de civilização, de modo a conceber cultura e civilização como um conjunto complexo que
inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, o direito, os costumes e os outros instintos.
inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, o direito, os costumes e as outras capacidades ou hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro da sociedade.
exclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, o direito, os costumes e as outras capacidades inintelígíveis do ser humano.
exclui os conhecimentos adquiridos historicamente, mas sobretudo as artes, as crenças, a moral, o direito, os costumes e os hábitos adquiridos pelos homens em situação de selvageria e barbárie.
inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, o direito, os costumes e as outras capacidades inatas ou hábitos adquiridos instintivamente pelo homem enquanto conquista dos períodos étnicos.
Robert Brym e outros autores produziram uma obra que tem como objetivo apresentar a prática
sociológica de maneira mais científica, porém mais ajustada com a realidade popular presente no universo acadêmico.
sociológica de maneira menos científica, a fim de atender demandas mais populares presentes no ensino público.
sociológica de maneira menos asséptica, mais realista e, portanto, mais atraente.
antropossociológica de maneira mais científica, porém mais ajustada aos interesses da população adolescente do ensino médio.
antropossociológica de maneira mais asséptica, porém menos realista, mas ainda assim com alguns atrativos para a população do ensino médio.
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