Listagem de Questões sobre Geral
Leia o texto a seguir.
Falar da contribuição das raças humanas para a civilização mundial poderia assumir um aspecto surpreendente numa coleção de brochuras destinadas a lutar contra o preconceito racista. Resultaria num esforço vão ter consagrado tanto talento e tantos esforços para demonstrar que nada, no estado atual da ciência, permite afirmar a superioridade ou a inferioridade intelectual de uma raça em relação a outra […]. (Claude Lévi-Strauss. Raça e História. 3a Edição. Lisboa, Editorial Presença,1980. Adaptado)
O que determina a diferença cultural entre os povos?
Leia e analise as perguntas.
• O escopo foi detalhado e consensado pela equipe do projeto?
• Estão definidas a metodologia de implementação e a sistemática de gerenciamento do projeto?
• Existem cronogramas, marcos e orçamentos estabelecidos?
• Os recursos foram adequadamente alocados?
• As responsabilidades estão claramente definidas?
Tendo como referência as fases de um projeto, as perguntas apresentadas referem-se à etapa de
definição da missão.
elaboração.
execução.
controle.
encerramento.
Na citação, a expressão “arranjo espacial aberto” diz respeito
às áreas internas da instituição escolar que promovem uma maior interação entre as crianças e o educador.
às áreas externas da instituição escolar que promovem uma maior interação entre as crianças e o educador.
à organização da sala de aula com espaços vazios, poucos móveis e materiais onde o educador é o centro das atenções das crianças.
a um ambiente fixo e incapaz de adaptações, mas que resulta num elemento facilitador para o trabalho do educador.
à organização dos espaços interno (pátio) e externo (sala de aula) da instituição em áreas abertas, semiabertas e circunscritas, destinadas às crianças de diferentes faixas etárias.
Segundo a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, para a disciplina de Sociologia – Ensino médio –, o ensino de Sociologia pressupõe a compreensão da educação como um caminho para conhecer, para saber, no sentido de superar os
obstáculos, as ideias atrasadas, o senso comum, enfim, para desenvolver perspectivas novas.
prejuízos, as reviravoltas na história social brasileira, enfim, para desenvolver uma leitura interpretativa da nação.
preconceitos, as ideias atrasadas, a luta de classes, enfim, para desenvolver uma análise estruturalista da cultura nacional.
prejuízos sociais e históricos, as ideologias do atraso econômico, enfim, para desenvolver as identidades cívica e nacional.
preconceitos, as ideologias, o senso comum, enfim, para desenvolver a capacidade crítica.
Segundo a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, para a disciplina de Sociologia – Ensino médio –, o professor deve realizar no seu trabalho, conforme proposto nas Orientações Curriculares, uma
relação técnica, teórica e metodológica sustentada nos fundamentos científicos da neutralidade da ciência.
relação teórica e metodológica baseada nos clássicos da ciência, pautando-se na realidade europeia e norte americana.
mediação pedagógica entre o conhecimento e os alunos, adequando os fundamentos científicos da neutralidade e do distanciamento.
mediação pedagógica entre o conhecimento e os alunos, adequando o ensino ou traduzindo para eles os fundamentos do conhecimento científico.
relação técnica e metodológica entre o conhecimento e os alunos, adequando os fundamentos do conhecimento científico com as demais ciências.
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