Listagem de Questões sobre Geral
Segundo Anthony Giddens, a sociologia é
o estudo da vida social humana, dos grupos e das sociedades e seu objeto é o nosso próprio comportamento como seres vivos.
a ciência que estuda o comportamento dos seres vivos e seu objeto é a vida nas colônias.
a ciência que interpreta a vida social, a partir de uma perspectiva de que a sociedade humana está em constante mudança, e seu objeto é a leitura da história presente, passada e futura dos grupos sociais.
a ciência que analisa os jogos de poder e seu objeto é o comportamento e a postura dos humanos diante desse poder que muda de mãos.
o estudo da vida humana e o seu objeto é a vida nas colônias.
Claude Dubar, a partir do interacionismo simbólico, proposto por Everett Hughes, estabelece, no tocante ao mundo do trabalho e das profissões, que
a base da luta operária é a desqualificação do trabalho manual.
o ponto de partida de toda análise sociológica do trabalho humano é a divisão do trabalho.
o ponto de partida das relações trabalhistas é a luta de classes sem trégua.
a base das relações sociais vinculadas ao mundo do trabalho é a proletarização.
o ponto de partida das relações sociais são as leis trabalhistas.
Claude Dubar considera que as instituições primárias que serão incorporadas por um indivíduo a partir de sua cultura, e que construirão a sua personalidade estão demarcadas desde a infância a partir de um conjunto de disciplinas
básicas, primárias e de caráter psicoafetivo.
básicas e de caráter motivacional.
básicas e com características próprias de cada sociedade.
sexuais a fim de lidar com o complexo de Édipo.
orais, anais e sexuais.
Claude Dubar, ao dialogar com Kardiner, entende que uma das concepções de instituição aplicada ao processo de ensino aprendizagem do recém-nascido e da criança é aquela que tem
disciplinas, que fornecem um conjunto de atitudes e posturas diante da relação criança – adulto.
posturas básicas, que fornecem um conjunto de variáveis para a criança crescer satisfatoriamente no mundo instituído pelos adultos.
disciplinas básicas, que fornecem o modelo de gestão do corpo da criança, ou seja, respostas extremamente variáveis conforme a cultura.
disciplinas pueris, que fornecem o modelo de gestão da saúde física e mental da criança, para que ela possa crescer satisfatoriamente no mundo instituído pelos adultos.
disciplinas básicas, que fornecem o modelo de gestão do corpo da criança e do adulto a partir das necessidades e desejos informados pela realidade cotidiana.
Claude Dubar, ao dialogar teoricamente com Durkheim, compreende também que Piaget endossa a definição durkheimiana da educação como a socialização
metódica da jovem geração, com a condição de que essa socialização não é própria da geração precedente, mas dos próprios indivíduos.
primária das gerações futuras, com a condição de que essa socialização não esqueça as tradições mais antigas, pois é somente o passado que educa o futuro.
escolar e religiosa das gerações futuras, com a condição de que essa socialização não esqueça as tradições mais antigas.
primária, escolar e laboral da jovem geração, com a condição de que essa socialização atinja os indivíduos desde a infância até a fase adulta.
escolar, laboral e religiosa das gerações futuras, a partir de relações intergeracionais e demarcadas cognitivamente pelas tradições mais antigas.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}