Listagem de Questões de Sociologia
Julgue os itens 111 a 116, relativos a movimentos sociais, identidade cultural e pós-modernidade.
O Estado perdeu o seu papel na definição das culturas nacionais porque deixou de diferenciar a cultura do território nacional em face da cultura estrangeira, não mais promovendo a homogeneidade cultural no interior do território nacional.
Roque Laraia (2009) transcreve, ao final de seu livro, um texto do antropólogo estadunidense Ralph Linton sobre o despertar diário do homem americano para esclarecer o conceito de
difusão cultural.
cultura de massa.
elementos da cultura.
diferencialismo cultural.
determinismo biológico.
Ao tomar como exemplo os esquimós e os lapões, habitantes da calota polar norte, R. Laraia (2009) fornece elementos para refutar a tese
do determinismo geográfico.
do determinismo cultural.
do difusionismo cultural.
do etnocentrismo cultural.
da diversidade cultural.
Claude Dubar (2005) define o conceito de socialização como
o desenvolvimento psicogenético da criança.
o aprendizado da cultura, tal como abordado pela antropologia funcionalista.
a incorporação de um habitus de classe e das identidades étnicas.
um processo de construção, desconstrução e reconstrução de identidades.
a identificação profissional construída desde a infância na escola.
Leia o seguinte trecho:
Da leitura do trecho conclui-se que
o conhecimento de senso comum é uma forma tão válida para a interpretação científica da realidade social quanto a teoria sociológica.
o conhecimento do senso comum é objeto da reflexão sociológica, mas não deve ser confundido com a atitude teórica científica, pois o papel do sociólogo é analisar a realidade da vida cotidiana.
o senso comum pressupõe a existência de infinitos pontos de vista, e, por isso, a sociologia deve adotar uma atitude metodológica individualista.
a sociologia da vida cotidiana estuda o mundo intersubjetivo: não é possível outra forma de conhecimento que não tenha surgido espontaneamente a partir do senso comum partilhado pelos agentes.
a realidade da vida cotidiana é a única possível de ser estudada pela sociologia que, ao contrário de outras ciências, prescinde da necessidade de verificação.
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