Questões de Serviço Social da Instituto Consulplan

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Serviço Social da Instituto Consulplan

#Questão 1129733 - Serviço Social, Políticas Sociais, Instituto Consulplan, 2025, TJ/RO, Analista Judiciário - Assistente Social

A Lei nº 10.216/2001, conhecida como “Lei Paulo Delgado”, representa um marco na reformulação da abordagem em saúde mental no Brasil. No contexto da sociedade brasileira contemporânea, desafios como o estigma social, o acesso limitado a serviços comunitários e a integração intersetorial ainda impactam a implementação plena da política de saúde mental. Com base nesse cenário, analise as afirmativas a seguir.

I. A referida norma promoveu a mudança do modelo assistencial em saúde mental no Brasil, priorizando o tratamento em comunidades terapêuticas e, como principal abordagem, a internação em hospitais filantrópicos.
II. A Política Nacional de Saúde Mental tem como um de seus princípios a reinserção social dos pacientes por meio de dispositivos como o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI).
III. A Lei Paulo Delgado estabelece como diretriz a garantia de direitos fundamentais às pessoas com transtornos mentais, buscando alternativas à internação hospitalar sempre que possível.
IV. A Política Nacional de Saúde Mental considera a articulação intersetorial como uma estratégia central, integrando saúde, assistência social e educação para ampliar a rede de suporte aos usuários.

Está correto o que se afirma apenas em

Mariana, assistente social, atua em uma unidade hospitalar e deverá elaborar um parecer social sobre um paciente em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Durante a análise, ela percebeu que o caso apresenta muitos aspectos subjetivos e opiniões de outros profissionais que participaram do atendimento. Ao redigir o documento, Mariana ponderou sobre quais informações deveriam ser incluídas e, ainda, como garantir que o parecer respeitasse os princípios éticos e técnicos do serviço social. Sobre a produção de documentos técnicos pelo assistente social, assinale a afirmativa INCORRETA.

Maria, assistente social, atua em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Para realizar suas atividades, ela utiliza diversos instrumentos e técnicas de intervenção. Durante uma capacitação, foi questionada sobre a diferença entre esses dois conceitos. Considerando as definições relacionadas, assinale, a seguir, a alternativa que diferencia corretamente os instrumentos das técnicas no trabalho do assistente social.

Ana, assistente social recém-contratada em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), percebeu que as demandas da população atendida têm aumentado significativamente. Apesar disso, não há registros sistemáticos sobre as ações realizadas pela equipe, dificultando o planejamento e a avaliação das intervenções. Além disso, os instrumentos utilizados pela equipe não estão alinhados às especificidades da comunidade local. Diante dessa realidade, Ana decidiu propor melhorias no planejamento, na execução e na sistematização do trabalho profissional. Considerando a situação hipotética, assinale a afirmativa correta.

Joana, assistente social, trabalha em um município onde a judicialização do acesso a medicamentos de alto custo tem aumentado. A prefeitura alega que não tem condições de cumprir todas as decisões judiciais. Esse cenário gera um impasse entre os direitos individuais e a gestão coletiva dos recursos públicos. Com base na situação hipotética, assinale a afirmativa correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis