Questões de Serviço Social da FUNDEP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Serviço Social da FUNDEP

IAMAMOTO (2005) afirma que o Serviço Social é uma especialização do trabalho da sociedade, inscrita na divisão social e técnica do trabalho social, o que supõe afirmar o primado do trabalho na constituição dos indivíduos sociais.

Com base nessa premissa, assinale a alternativa que não expressa a análise do significado dessa profissão na cena contemporânea para a autora.

Em Entrevista de ajuda, o autor afirma que entrevista é um tipo de diálogo no qual muitas pessoas, representando diversas ocupações, estão envolvidas. O objetivo da Entrevista de ajuda é

Para Armani (2003), a implementação de projetos envolve

Segundo Silva e Silva (2004), o debate nacional sobre programas de transferência de renda aponta dois polos contraditórios que são os limites e os elementos motivadores ao esforço de implementação desses programas. A autora relaciona como limites históricos que imprimem especificidade ao esforço de implementação dos programas de transferência de renda

Bronzo (2007), no artigo Vulnerabilidade, empoderamento e metodologias centradas na família: conexões e uma experiência para reflexão, discute a dimensão relacional e o papel dos agentes públicos como catalisadores da mudança dos usuários das políticas públicas. A esse respeito, analise as seguintes afirmativas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) As relações que se estabelecem entre os setores pobres e os técnicos e profissionais do setor público frequentemente favorecem a dependência e/ou a estigmatização, com reforço a atitudes de passividade, resignação, baixa autoestima e dependência dos usuários das políticas públicas.

( ) A construção de relações de confiança entre técnicos do setor público e usuários constitui o suporte fundamental para os processos de expansão de capacidades e fortalecimento da autonomia da família e de seus membros.

( ) As relações que se estabelecem entre os setores pobres e os técnicos do setor público são de confiança e sustentadas pela capacidade de resposta efetiva do Estado às necessidades identificadas.

( ) As relações que se estabelecem entre os setores pobres e os técnicos do setor público permitem um empoderamento dos usuários, gerando o aumento do protagonismo, da autonomia, do senso de dignidade e do acréscimo de capacidades.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis