Questões de Serviço Social da FUNDATEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Serviço Social da FUNDATEC

Sobre a questão social na atualidade, conforme Iamamoto, analise as assertivas abaixo:
I. Tem a hipótese que, na raiz da questão social na atualidade, encontram-se políticas governamentais favorecedoras da esfera financeira e do grande capital produtivo – das instituições, mercados financeiros e empresas multinacionais, enquanto um conjunto de forças que captura o Estado, as empresas nacionais e o conjunto das classes e grupos sociais, as quais passam a assumir os ônus das chamadas “exigências dos mercados”. II. Existe uma estreita relação entre a responsabilidade dos governos nos campos monetário e financeiro e a liberdade dada aos movimentos do capital transnacional para atuar, no país, sem regulamentações e controles, transferindo lucros e salários oriundos da produção para se valorizarem na esfera financeira. Esse processo redimensiona a questão social na cena contemporânea, mostrando que há uma “nova” questão social resultante da “inadaptação de antigos métodos de gestão do social”, produto datado da “crise do Estado Providência”. III. As múltiplas manifestações da questão social, sob a órbita do capital, tornam-se objeto de ações filantrópicas e de benemerência e de programas focalizados de combate à pobreza, que acompanham a mais ampla privatização da política social pública. IV. Ao nível das requisições profissionais, três tendências prevalecentes na cultura contemporânea de raiz liberal vêm interferindo decisivamente nas respostas institucionais à questão social no campo da política social. Uma delas é a moralização da questão social, ou seja, o reforço do individualismo e a responsabilização da família trabalhadora pela ultrapassagem dos níveis de pobreza. A tendência é transferir aos indivíduos e suas famílias a responsabilidade de criar condições para o enfrentamento das desigualdades.
Quais estão corretas?

Oliveira, ao problematizar os limites e as possibilidades na realização dos direitos sexuais e reprodutivos de adolescentes, destaca diversos fatores envolvidos. Analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Os direitos sexuais e reprodutivos de adolescentes são ignorados quando se ocultam informações ou se dificulta o acesso aos serviços de saúde reprodutiva.

( ) A positivação nacional e internacional dos direitos humanos é suficiente para a efetivação dos direitos sexuais e reprodutivos de adolescentes.

( ) As forças capazes de transformar deveres em direitos são exclusivamente de ordem legal.

( ) A pesquisa revelou que os adolescentes podem contar com a confidencialidade por parte dos profissionais e sentem-se seguros para revelar suas dúvidas, inquietações e ensaios sexuais.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Guerra (2008), ao problematizar a racionalização do processo produtivo, discute a inserção do(a) assistente social na divisão social e técnica do trabalho. Considerando a visão da autora, analise as assertivas abaixo:

I. O processo de institucionalização da profissão vem com o intuito de facilitar a atuação dos monopólios e, ainda, de manter suas bases de legitimação ante as classes sociais no Brasil, para o que intervém na criação de organizações prestadoras de serviços sociais e assistenciais.

II. O serviço social enquanto um tipo de especialização do trabalho coletivo é intermediado por um contrato de compra e venda da sua força de trabalho, o qual vincula os assistentes sociais às organizações sociais públicas ou privadas.

III. O vínculo entre a força de trabalho dos(as) assistentes sociais se realiza por uma demanda do Estado e não do capital. Essa condição oferece autonomia no seu processo de trabalho.

Quais estão corretas?

Tonet (2013), apesar de reconhecer a fragmentação do conhecimento, faz uma crítica aos fundamentos da proposta da interdisciplinaridade. Considerando os argumentos do autor, analise as assertivas abaixo:

I. A forma atual do mundo, regida pelo capital, fundamenta e exige uma abordagem interdisciplinar para superar a fragmentação do saber.

II. As práticas interdisciplinares possuem uma visão de totalidade do processo social, o que permite uma compreensão desse mesmo processo superando a fragmentação e a aparência do fenômeno.

III. A interdisciplinaridade é uma solução equivocada para um problema mal equacionado, porque desfaz a dependência ontológica do conhecer em relação ao ser.

IV. A interdisciplinaridade pressupõe que a complexificação e a fragmentação são simplesmente resultados naturais do processo social, sendo a segunda uma consequência necessária da primeira.

Quais estão corretas?

Moraes (2013) problematiza a relação da pesquisa com a prática profissional do Serviço Social na atualidade. Analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O Serviço Social, a partir de sua organização acadêmico-política, tem se preocupado em formar profissionais capazes de realizar pesquisas que subsidiem a formulação de políticas e ações profissionais.

( ) Em relação às unidades de ensino, é possível perceber os impactos das políticas neoliberais do Estado brasileiro na redução de recursos para as atividades de pesquisa e na ampliação das universidades públicas sem investimento na qualidade do ensino e da pesquisa e extensão.

( ) Em relação aos profissionais de Serviço Social, é possível identificar, não raras vezes, que o discurso de valorização da pesquisa nem sempre alcança a prática. As justificativas são muitas: falta de tempo, excesso de atribuições, pouca disponibilidade de pessoal, ausência de recursos, etc.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis