Questões de Serviço Social da COPEVE/UFAL

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Serviço Social da COPEVE/UFAL

Iamamoto (1992) trata sobre a prática profissional, apontando ‘dilemas e falsos dilemas no Serviço Social’. Para a autora a compreensão da prática profissional perpassa duas interpretações, aparentemente opostas e excludentes, mas que se encontram profundamente articuladas. Dadas as assertivas abaixo, conforme o pensamento da autora,

I. A prática profissional reduzida a qualquer atividade e a concepção utilitária desta prática são reconhecidas pela autora como falsos dilemas, ou como componentes da mitologia presente na compreensão do exercício profissional.

II. Numa das interpretações, as relações sociais e de poder são naturalizadas e, junto com elas, a prática profissional, nada restando para o profissional fazer a não ser reiterar a vida social.

III. As duas formas de compreender a profissão - mencionadas no enunciado inicial - são consideradas pela autora como verdadeiros dilemas.

IV. Numa das visões, a prática profissional é plenamente revolucionária.

V. As duas interpretações referem-se ao conservadorismo e ao marxismo.

pode-se afirmar que estão corretas

De acordo com Faleiros (2006), o significado da profissão depende da inserção do seu objeto de trabalho no contexto e momentos históricos e também da relação institucional econômica e política do Serviço Social, assim como da perspectiva teórica de referência. Nesse sentido, a partir das mudanças da profissão, o autor aponta os diferentes significados do Serviço Social no contexto do desenvolvimento capitalista brasileiro. Relacione as colunas conforme o pensamento de Faleiros (2006) sobre o significado social da profissão.

A sequência correta, de cima para baixo, está na opção

Para Yazbek (2001), a questão social “[...] se reformula e se redefine, mas permanece substantivamente a mesma por se tratar de uma questão estrutural, que não se resolve numa formação econômico social por natureza excludente”. Dados os itens abaixo sobre a questão social,

I. Privilegia a análise da pobreza e da exclusão social.

II. Assenta que a questão social na atualidade sustenta-se nas mesmas configurações e expressões de sua gênese.

III. Relaciona a questão social com a pobreza, a exclusão e a subalternidade, as quais são expressões das relações sociais vigentes na sociedade capitalista.

IV. Assevera que a reprodução ampliada da questão social e a reprodução ampliada das contradições sociais são antonímias.

V. Despolitiza o reconhecimento da questão social brasileira como expressão de relações de classe, desqualificando-a como questão pública, questão política e questão nacional.

quais não caracterizam a análise da autora?

Considerando as características abaixo sobre a Gestão Social no Brasil, Segundo Alves (2004),

I. Despolitização, pois é convertida em objeto de solidariedade.

II. Sua consonância com a racionalidade do mercado.

III. Ser espaço contraditório de mediação das relações sociais, lócus de luta social, expressão de interesses em confronto.

IV. Estratégia para a legitimação e sustentação do processo de acumulação e concentração de riqueza.

V. Despolitização expressa na polissêmica noção de terceiro setor.

verifica-se que estão corretas

Fávero, Melão e Jorge (2005) analisam o Serviço Social e a Psicologia no judiciário. Dadas as assertivas abaixo,  conforme os autores,

I. O estudo social é um processo metodológico não específico do Serviço Social, que tem por finalidade conhecer com profundidade, e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social - especialmente nos seus aspectos sócio-econômicos.

II. O relatório social se traduz na apresentação descritiva e interpretativa de uma situação ou expressão da questão social, enquanto objeto da intervenção do assistente social no seu cotidiano laborativo.

III. O laudo social é utilizado no meio judiciário como mais um elemento de ‘prova’, com a finalidade de dar suporte à decisão judicial. Numa equipe interdisciplinar ele pode ser utilizado enquanto instrumento pelo assistente social e pelo psicólogo.

IV. O parecer social é apontado como sendo ‘esclarecimentos e análises, com base em conhecimento interdisciplinar, referente a uma questão ou questões relacionadas a decisões a serem tomadas juridicamente.

V. O atendimento ao público em geral para triagem, informações, orientações, agendamento de entrevistas, encaminhamentos (plantão social) são competências que podem ser assumidas pelo Serviço Social e pela Psicologia dentro da equipe interdisciplinar do judiciário.

pode-se afirmar que está(ão) correta(s)

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis