Questões de Serviço Social da COPEVE/UFAL

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Serviço Social da COPEVE/UFAL

Dadas as afirmativas a respeito da funcionalidade da política social no capitalismo monopolista,

I. Equivale, somente, a capacidade de mobilização da classe trabalhadora.

II. Faz parte de um complexo e complicado jogo, do qual protagonistas e demandas são atravessados por contradições do capital x trabalho, além de confrontos e conflitos.

III. É um produto das estratégias antecipadas do Estado em função de uma “tensão bipolar”.

verifica-se que está(ão) correta(s) apenas

Sobre o trabalho do Assistente Social em tempo de capital fetiche, Marilda Iamamoto (2007), ao analisar o projeto ético político profissional e o trabalho assalariado dos Assistentes Sociais, defende a tese de que:

I. há, por um lado, uma relativa autonomia dos Assistentes Sociais na condução da sua profissão na sociedade;

II. a autonomia profissional é condicionada pelas lutas hegemônicas em que pese à direção social projetada pelos Assistentes Sociais;

III. o estatuto de trabalho alienado pelo capital põe condicionantes limitativos na autonomia do Assistente Social em seu exercício profissional;

IV. verifica-se um campo de possibilidades prático-teórica entre o projeto profissional e a condição de trabalhador assalariado.

Dos itens, verifica-se que estão corretos apenas

Dadas as afirmativas sobre a inserção do Assistente Social na área da educação no Brasil,

I. A presença do Assistente Social na área da educação remonta a década de 30 (séc. XX), portanto, desde a origem da profissão.

II. Foi construído um grupo de estudos, nos anos de 1980, pelo conjunto CFESS/CRESS, abrindo as discussões sobre Educação e Serviço Social, em função da conjuntura brasileira de redemocratização.

III. A partir da década de 90 (séc. XX), verifica-se o amadurecimento teórico-metodológico da profissão e um aumento do Serviço Social na área da educação.

IV. Desde 1995, houve um crescente número de trabalhos inscritos nos congressos brasileiros de Assistentes Sociais, apresentados em grupos temáticos, em Salvador.

verifica-se que está(ão) correta(s) apenas

Dadas as afirmativas, sobre o Estado de Bem-estar Social em uma visão conservadora,

I. É altamente eficiente porque impulsiona a competitividade.

II. Constitui-se em uma intromissão no bem-estar e nas liberdades individuais.

III. É produtivo porque diminui a burocracia pública, retirando recurso e capital do setor produtivo.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Ao tratar do Estado e da questão social no capitalismo dos monopólios, José Paulo Netto (2001) afirma:

I. é somente no estágio monopolista do capitalismo que a questão social é alvo de uma intervenção contínua e sistemática do Estado mediante políticas sociais;

II. a questão social se põe como objeto de intervenção do Estado, no capitalismo concorrencial, de maneira planejada, para assistir aos trabalhadores em situação de risco social e pessoal;

III. no capitalismo monopolista, é somente o exército industrial de reserva que deve ser objeto de políticas sociais públicas;

IV. tudo que se articula às questões internas e externas para produção capitalista monopolista, está relacionado às funções econômicas e políticas do Estado burguês, incluindo as políticas sociais.

Dos itens, verifica-se que estão corretos

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis