Questões sobre Políticas Setoriais de promoção e proteção

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Políticas Setoriais de promoção e proteção

Estudos revelam que, no Brasil, o destino do lixo, o esgotamento sanitário e a qualidade da água são inadequados, afetando diretamente a saúde dos brasileiros. A respeito das concepções e estratégias de planejamento de ações que possam alterar tal realidade, julgue os itens a seguir.

Nos processos de elaboração e de avaliação do planejamento, a coleta de dados deve considerar informações qualitativas e quantitativas.

A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado, de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas.

Esta concepção de Assistência Social está de acordo com

Considere que determinada comunidade, localizada às margens de um rio, em períodos chuvosos, sofra ainda mais com as precárias condições de habitação, de infra-estrutura — saneamento básico, drenagem, calçamento, iluminação —, o que agrava os problemas sociais da população ali residente com as freqüentes inundações. A respeito das alternativas de solução para os problemas dessa comunidade hipotética, julgue os itens a seguir.

Considerando-se a remoção das famílias residentes na área destacada como opção, uma equipe experiente e bem preparada tecnicamente deve considerar a tensão entre os diferentes interesses no interior da comunidade, de forma que não ocorram impedimentos na elaboração de um plano de intervenção.

A auditoria ambiental é uma ferramenta do Processo de Gestão Ambiental que tem por objetivo:

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O fenômeno da pobreza nas grandes metrópoles não é novo entre nós. Mas o que Maricato nos revela na citação acima parece extremamente preocupante, porque mostra uma explosão de crescimento da pobreza na periferia dos grandes centros. Sobre esse fenômeno é correto afirmar:

1- no caso do crescimento da Região Metropolitana de Belém (157%) pode-se afirmar que tal realidade não se deu em razão da incapacidade do poder aquisitivo dos mais pobres, mas sim da indisponibilidade de espaço territorial para expansão urbana.

2- também se responsabilizam por essa expansão a política habitacional pública, que legitima a especulação imobiliária, construindo conjuntos habitacionais em lugares cada vez mais distantes.

3- nas cidades nordestinas, esse fenômeno se explica devido estarem ali concentrados os segmentos populacionais menos instruídos, portanto, com menos capacidade de ingressar no mercado de trabalho formal.

4- a falta de acesso dos mais pobres à propriedade urbana se dá devido às limitações do financiamento público para a casa própria e às facilidades para segmentos de mais altas rendas, o que propicia uma escalada de "invasões" na periferia dos grandes centros.

O correto está somente em:

 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis