Listagem de Questões sobre Geral
Ao tomar conhecimento de que uma criança foi vítima de maus tratos, o Assistente Social deve encaminhá-la para
o Conselho Municipal de Direitos.
a Justiça da Infância e Juventude.
o Conselho Tutelar.
Associação dos Funcionários.
o Posto de Saúde.
A relação do profissional, no processo de intervenção do Estado na mediação estatal, é vista de maneira contraditória: possibilita ao mesmo tempo um reforço do processo de acumulação e dominação, e também um reforço e uma contribuição ao fortalecimento das organizações populares. Ao optar pela segunda alternativa, o profissional terá de enfrentar um dilema, tendo de trabalhar com o processo teórico de compreensão/explicação, de compartilhamento de sentimentos, atitudes e habilidades pessoais e com técnicas que precisam ser metodicamente construídas através d
implementação de projetos e de programas que possam ocupar o tempo ocioso.
articulação do pragmático e do político, do vivido e do pensado, do imediato e do mediato.
ocupações voltadas para o campo da cultura, com projetos de teatro e música.
atividades de esporte, lazer e laborterapia, que tranqüilize os usuários.
programas de capacitação em atividades domésticas de pintura e bordado.
A Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, decorrente das proposituras Constitucionais, inova na medida em que confere à Assistência Social o papel de
política pública com universalização dos direitos sociais.
atividade assistencialista eventual e fragmentária.
política clientelista e benemerente, realizada pelos deputados
política privatista e filantrópica, realizada pelos empresários.
O exercício profissional se dá hoje sobre uma realidade que está em constante movimento, gerando mudanças rápidas, apresentando sempre novas demandas e novas configurações da realidade. Para conhecer a realidade na qual vai intervir, o profissional do Serviço Social precisa lançar mão de
cursos.
dinâmica.
observação.
passeios.
investigação.
Valorizar a diversidade de visões, a tolerância, sem confundi- la com ecletismo, considerando-se a diversidade num processo interativo, conflituoso, exige do profissional uma postura
reducionista
autoritária.
pluralista.
abstrata.
rígida.
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