Questões sobre Estado, sociedade civil e proteção social

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Estado, sociedade civil e proteção social

O índice de desenvolvimento humano (IDH), criado nos anos 80 do século XX pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), visa medir a qualidade de vida e o progresso humano utilizando, para tanto, três variáveis. Julgue os próximos itens, acerca dos indicadores utilizados pelo PNUD para o cálculo do IDH.

Entre os indicadores de vulnerabilidade destacam-se os índices de mortalidade até um ano de idade, probabilidade de sobrevivência até 40 anos de idade, percentual de crianças de 10 a 14 anos de idade que trabalham, entre outros. Entretanto, para calcular o índice relativo ao nível de vida digna, o indicador utilizado é o PIB per capita.

Com relação aos postulados neoliberais na área social, julgue os itens subseqüentes. O Estado só deve intervir para aliviar a pobreza extrema e produzir serviços que o setor privado não quer ou não pode fazer.

O maior desafio da sociedade latino-americana, e especificamente da brasileira, é o crescimento contínuo da pobreza. Para superá-lo é necessário rever os objetivos e as estratégias de desenvolvimento, o relacionamento entre o Estado e a sociedade civil; compatibilizar planejamento e mercado e ainda criar alternativas para obter uma visão de conjunto dos problemas com soluções concretas urgentes.

Acerca do tema abordado no texto acima, julgue os itens que se seguem.

O agravamento da pobreza não se deve apenas a razões históricas de formação da sociedade brasileira, mas também às medidas erráticas do desenvolvimento econômico, acopladas a outras causas de ordem política e cultural.

Em relação aos aspectos do trabalho em rede, julgue os próximos itens.

Redes são processos formais onde se cruzam (como em uma teia) organizações da sociedade civil, não se admitindo em sua constituição a participação de organismos de origem estatal.

Em relação aos aspectos do trabalho em rede, julgue os próximos itens.

O conceito de rede transformou-se, nas últimas duas décadas, em uma alternativa prática de organização, possibilitando processos capazes de responder às demandas de flexibilidade, conectividade e descentralização das esferas contemporâneas de atuação e articulação social.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis