Questões sobre Estado, sociedade civil e proteção social

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Estado, sociedade civil e proteção social

Os anos que se seguiram ao período de reconstrução do segundo pós‐guerra, estendendo-se até os anos 1970, nos países centrais, foram marcados por altas taxas de crescimento econômico, ampliação de empregos e salários e uma forte intervenção do Estado no social. No final dos anos de 1960 e, mais precisamente, a partir de 1973, esse ciclo econômico começa a se exaurir e os neoliberais atribuem à atuação agigantada do Estado a responsabilidade pela crise. A programática neoliberal para superação da crise incluía algumas proposições básicas. Sobre essa temática, considere as proposições abaixo.

I Um Estado forte para romper o poder dos sindicatos e controlar a moeda e um Estado parco para os gastos sociais e regulamentações econômicas.

II Um Estado ampliado no social com a promoção do pleno emprego e o fortalecimento do poder dos sindicatos e estabilidade monetária.

 III Uma reforma fiscal, diminuindo os impostos sobre os rendimentos mais altos e o desmonte dos direitos sociais.

 IV A minimização do Estado para a reprodução do capital e a maximização do Estado no social com ampliação de direitos.

As proposições neoliberais para saída da crise estão presentes nos itens

Tendo o fragmento de texto anteriormente apresentado como referência inicial, julgue os itens subsequentes.

O cenário social da década de 70 do século passado, marcado pelo período pós-fordismo, mesmo com a flexibilização da produção, que causou impacto direto nos processos de trabalho e na vida dos trabalhadores, não se traduziu em novas demandas e exigências para a prática profissional dos assistentes sociais.

Julgue os itens que se seguem, relativos à reestruturação do serviço social e das universidades no Brasil na década de 80 do século XX. O advento das Diretas Já repercutiu no serviço social brasileiro, com o início de uma análise crítica mais alinhada às causas populares e com mudanças nas universidades, que passaram a atualizar-se.

A partir dos anos 1990, os estudos sobre a ética propiciaram uma nova postura profissional no Serviço Social.

Tendo em vista esse marco histórico estabeleceram-se parâmetros para a relação do assistente social com a sociedade, que pode ser expressa na relação:

A sociabilidade burguesa funda sua ética no princípio liberal, segundo o qual a liberdade do indivíduo é o limite para a liberdade do outro. Essa concepção reafirma uma ética individualista, pela busca de vantagens e pelo acúmulo de bens de curta duração. Esse discurso se faz presente na mídia que reafirma o ethos liberal burguês, a violência, a abstração, o moralismo e o conservadorismo. Essa concepção implica em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis